FILADÉLFIA (EUA) - Palmeiras de Abel Ferreira é acostumado a vencer. Desde que chegou à Academia de Futebol, no fim de 2020, o treinador português conquistou dez taças, igualado a Oswaldo Brandão na liderança histórica do clube. + Pai diz que Mundial não é vitrine para Piquerez e faz previsão para Palmeiras x Chelsea
Dos dez títulos conquistados sob o comando de Abel, apenas dois foram em campeonatos de pontos corridos, ambos no Brasileirão. Os demais passaram por fases eliminatórias, especialidade da comissão técnica portuguesa desde a chegada ao clube. Ao todo, o Palmeiras levou a melhor em 39 das 52 disputas mata-mata, com aproveitamento de 72%. Na Libertadores, o retrospecto também impressiona: são 13 classificações e dois títulos, contra apenas três eliminações.

No Mundial de Clubes, competição em que o Palmeiras terá o Chelsea como adversário nas quartas de final, o retrospecto não é dos melhores. Em cinco confrontos eliminatórios, foram apenas duas classificações — ambas em semifinais — e duas eliminações, além de uma derrota para o Al Ahly, do Egito, na disputa pelo terceiro lugar.
Já no novo formato do Mundial de Clubes, com 32 equipes, o Verdão avançou de fase sem derrotas e venceu o único mata-mata que disputou até aqui. No último sábado, contou com gol do atacante Paulinho, no segundo tempo da prorrogação, para bater o Botafogo por 1 a 0 e seguir vivo no torneio.