Na noite desta sexta-feira, o Palmeiras joga a vida na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O Verdão mede forças contra o Chelsea, a partir das 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pelas quartas de final da competição continental. Essa será a segunda vez que Palmeiras e Chelsea se enfrentam em um Mundial de Clubes. A primeira - e única até o momento - foi em 2022, quando se encontraram na decisão. O Verdão viu o time inglês levar a melhor e, agora, vai em busca da 'revanche' para avançar às semifinais do torneio. Abaixo, a Gazeta Esportiva traz um resumo e relembra o último confronto entre Palmeiras e Chelsea, que teve prorrogação, drama, expulsão e um gol no fim que marcou o vice-campeonato do Verdão. ESCALAÇÕES E REMANESCENTES A final do Mundial de Clubes se deu no dia 12 de fevereiro de 2022. A decisão começou uma hora antes da bola rolar com a divulgação das escalações. O Chelsea entrou com uma linha defensiva com três zagueiros, e o técnico Abel Ferreira optou por fazer o mesmo no Palmeiras.
O Palmeiras teve a seguinte escalação: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony. Depois, entraram Deyverson, Jailson, Atuesta, Rafael Navarro e Wesley. Dos 11 titulares do Alviverde, ainda permanecem no clube o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez, os laterais Piquerez e Marcos Rocha, e o meia Raphael Veiga. No banco, a equipe ainda tinha os remanescentes Murilo, Mayke e Marcelo Lomba. Já o Chelsea, ainda sob o comando de Thomas Tuchel, entrou em campo com: Mendy; Christensen, Thiago Silva e Rudiger; Azpilicueta, Kanté, Kovacic, Hudson-Odoi; Mount, Havertz e Lukaku.
Sarr, Saúl, Ziyech, Pulisic e Timo Werner foram acionados posteriormente. Os Blues, por sua vez, passaram por uma reformulação profunda no elenco de lá para cá. Não à toa, a equipe, hoje comandada por Enzo Maresca, só possui Trevor Chalobah como remanescente. Outro que havia 'sobrado' era o goleiro Kepa , mas ele foi negociado recentemente com o Arsenal. CHELSEA ABRE O PLACAR, MAS PALMEIRAS EMPATA O primeiro tempo da final do Mundial de 2022 foi de equilíbrio entre as equipes. Tanto Palmeiras como Chelsea tiveram oportunidades para abrir o placar, mas não o fizeram. Com isso, os primeiros 45 minutos terminaram empatados em 0 a 0.
Foi na etapa final que o Chelsea inaugurou o marcador. Aos nove minutos, Hudson-Odoi recebeu pela esquerda e cruzou com precisão na cabeça de Lukaku. O centroavante belga ganhou no alto de Luan e testou no ângulo para marcar. No lance seguinte, os Blues quase ampliaram. O Verdão, contudo, não se entregou e foi buscar o empate. Com 16 minutos, Thiago Silva cometeu pênalti ao saltar na área e desviar a bola com a mão. A infração foi assinalada após o árbitro checar na cabine do VAR. Na cobrança, Veiga mandou no canto esquerdo, sem chance para Mendy.
Após os gols, o ritmo da partida decaiu, muito por conta do desgaste físico das duas equipes. O Chelsea até assustou em poucas ocasiões, mas não chegou ao segundo gol. Assim, o duelo encaminhou-se para a prorrogação, fato que manteve vivas as esperanças da torcida alviverde. DRAMA DA PRORROGAÇÃO, GOL NO FIM E EXPULSÃO A prorrogação, por mais superior que uma equipe seja a outra, é sempre um drama para ambos os times devido ao cansaço. Naquela decisão, isso não foi diferente. Ainda assim, foi o Chelsea que teve as melhores oportunidades do primeiro tempo, porém sem sucesso mais uma vez. Quando a prorrogação já se encaminhava para a reta final, a torcida do Palmeiras, mais conformada com a possibilidade de pênaltis e um eventual título, viu seu mundo cair. Isso porque, aos nove minutos do segundo tempo, o árbitro Chris Beath assinalou uma penalidade a favor do Chelsea.
Protagonista (no sentido negativo da palavra) da partida no lance do primeiro gol do Chelsea, Luan errou e cometeu pênalti após bloquear a bola com o braço dentro da área. Após checagem no VAR, a penalidade foi confirmada. Na cobrança, Havertz deslocou Weverton e fez o segundo pro Chelsea. Ainda sobrou tempo para Luan, que não fazia uma grande partida, ser expulso. Já nos acréscimos da etapa final, o zagueiro cometeu falta dura em Havertz e recebeu o cartão vermelho.
Foi assim que, mais uma vez, o Palmeiras saiu do Mundial sem o tão sonhado título. BUSCA POR REVANCHE Agora em 2025, o Palmeiras vai em busca da revanche contra o Chelsea. O Alviverde conta com a instabilidade do time inglês para, quem sabe, beliscar uma vaga na semifinal do Mundial. Na competição, por exemplo, os Blues venceram Ésperance-TUN e LAFC-EUA, mas perderam para o Flamengo. O Chelsea também só conseguiu vencer o Benfica na prorrogação. Após levar o empate nos acréscimos, a equipe de Enzo Maresca se viu obrigada a disputar o tempo extra e contou com a expulsão de Prestianni para bater o time português por 4 a 1. Enquanto isso, o Palmeiras chega às quartas de final em uma crescente. O Verdão avançou como líder do Grupo A, mas vinha de uma má atuação contra o Inter Miami. Já contra o Botafogo, nas oitavas, a equipe alviverde se impôs e conseguiu sair com a classificação.
909 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!