Agora reforçado pelo atacante brasileiro João Pedro, o Chelsea atingiu um recorde ao montar o time mais caro da história do futebol. O investimento do adversário do Palmeiras no Mundial de Clubes é impressionante, totalizando 1,6 bilhão de euros para montar o elenco usado na temporada 2023/24, segundo o relatório European Club Finance and Investment Landscape encomendado pela Uefa.
Além de João Pedro, os Blues já gastaram mais de R$ 3 bilhões em novos jogadores, incluindo reforços como Estêvão, contratados antes dos 18 anos e que ainda não vestiram a camisa azul. O alto investimento ainda não se traduziu em sucesso esportivo, com o Chelsea conquistando apenas a Conference League da última temporada desde que foi assumido por Todd Boehly e a Clearlake Capital.
O meio-campista Enzo Fernández, que custou 121 milhões de euros, e o volante Moisés Caicedo, transferido por 116 milhões de euros, são os reforços mais caros do período no clube. Curiosamente, o equatoriano Caicedo será desfalque contra o Palmeiras nas quartas do Mundial. Por outro lado, o Palmeiras contratou Vitor Roque, Paulinho e Facundo Torres por 55,5 milhões de euros, menos de metade do valor pago pelo Chelsea por Caicedo.
Na história, o único confronto entre Palmeiras e Chelsea ocorreu na final do Mundial de Clubes de 2021, com vitória dos Blues por 2 a 1 na prorrogação. O confronto nas quartas de final do Mundial de Clubes de 2021 acontece na sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.