O Palmeiras está próximo de concluir a saída de dois jogadores do elenco para o futebol português. Segundo apuração do jornalista Léo Barbieri, do portal Nosso Palestra , o zagueiro Naves e o goleiro Mateus têm negociações avançadas para se transferirem a clubes de Portugal, cujos nomes ainda são mantidos em sigilo. As tratativas envolvem modelos distintos de negócio. Naves deve ser emprestado com opção de compra ao final do vínculo . Já Mateus negocia uma saída em definitivo, o que abriria espaço para a promoção do goleiro Aranha ao elenco principal.

Formado na base alviverde, Naves perdeu espaço no time de Abel Ferreira em 2025. O defensor disputou apenas 10 partidas na atual temporada, das 40 realizadas até o momento. Com as chegadas recentes de Micael e Bruno Fuchs, o jogador ficou atrás na hierarquia da posição, que ainda conta com Gustavo Gómez, Murilo e Benedetti. Internamente, o desejo de Naves por mais minutos em campo pesou para a abertura das negociações por empréstimo.
No clube desde 2016, Mateus chegou a ser emprestado ao Portimonense, também de Portugal, durante a temporada 2022/23. Atualmente, faz parte do grupo profissional junto a Weverton e Marcelo Lomba, mas ainda não estreou no time principal. Com sua possível saída, o Palmeiras deve promover Aranha, goleiro de 20 anos, ao elenco profissional.

Após a pausa do calendário brasileiro por conta do Mundial de Clubes, o Palmeiras volta a campo na quarta-feira (16), às 19h (de Brasília), diante do Mirassol , pelo Campeonato Brasileiro.