O Palmeiras não pretende liberar Mayke antes do término do contrato e já trabalha, nos bastidores, por uma extensão do vínculo com o lateral-direito, que terminaria em dezembro deste ano. Com baixa minutagem na atual temporada, o jogador despertou o interesse de algumas equipes do futebol brasileiro, especialmente o Santos, que deseja contar com o reforço para a sequência da temporada. De acordo com apuração da reportagem, Mayke tem o Palmeiras como prioridade, e a relação com o elenco, além do técnico Abel Ferreira, é considerada fundamental para sua escolha. O atleta, no entanto, busca maiores oportunidades, além de uma definição sobre sua função em campo — seja como lateral-direito ou atuando de forma mais avançada, como ala. Assim como em outras oportunidades, a tendência é que o Palmeiras ofereça um ano adicional no processo de renovação, estendendo o vínculo de Mayke até o fim de 2026.

Atualmente, o lateral disputa posição na linha defensiva com Marcos Rocha e Giay, considerado titular, além de Allan e Felipe Anderson, que também podem atuar pela ala direita. Vale lembrar que Mayke está na reta final de contrato e já pode assinar um pré-acordo com qualquer equipe, seja do futebol brasileiro ou do exterior. No Palmeiras desde 2017, o lateral se consolidou como um dos líderes do elenco.

As lesões sofridas nas últimas temporadas, principalmente de origem muscular, atrapalharam a manutenção de Mayke entre os titulares. Em 2024, o jogador disputou apenas 40 partidas, a maioria delas saindo do banco de reservas, e viu Giay assumir a titularidade da posição após o Campeonato Paulista.
O Santos segue interessado na contratação do lateral. No entanto, o presidente Marcelo Teixeira evitou citar nomes e se esquivou ao falar sobre o desejo de contratar o jogador do rival alviverde, embora tenha deixado claro que a diretoria segue aberta a novas negociações. O Peixe mantém uma busca intensa pela contratação, apesar do alto custo salarial do atleta, e reconhece a necessidade de um jogador que chegue para ser o “titular absoluto” na posição. Alexandre Mattos, executivo de futebol do clube, é um dos trunfos do Alvinegro nessa negociação.
Vale destacar que a lateral-direita tem sido um dos grandes problemas do clube nos últimos anos. Em 2023, ano do rebaixamento, apesar de contar com Júnior Caiçara e Gabriel Inocêncio no elenco, Lucas Braga terminou a temporada improvisado na função.
Obs: Tá certo em não...
Tá em não liberá-lo! O lugar dele é no Palmeiras, nada de liberar para a concorrência..Avanti Palestra!!
Bom jogador! Bobagem liberar de graça,para reforçar um adversário! Tendo ele e o Giay, estaremos bem servidos nessa posição!