Richard Ríos não faz mais parte do elenco do Palmeiras, pois a diretoria do Alviverde concretizou a sua venda para o Benfica neste domingo (20). Como resultado, o volante não estará disponível para Abel Ferreira na partida contra o Atlético-MG, no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Brasileirão. A saída do jogador gerou lamentos de alguns torcedores do clube nas redes sociais, mostrando a grande mobilização com a sua partida. Diversos palmeirenses expressaram carinho pelo camisa 8, que foi um personagem importante nos últimos anos de sucesso esportivo do clube. Alguns internautas declararam amor por Richard Ríos, enquanto outros simplesmente lamentaram a sua saída.
A transação envolvendo o jogador colombiano custou 30 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões na cotação atual) para o Benfica. Deste valor, 70% irá para o Palmeiras, ou seja, 21 milhões de euros. O restante será dividido entre o próprio Richard Ríos, Flamengo e Guarani. Os 9 milhões de euros serão distribuídos da seguinte forma: 13,4% (4,02 milhões de euros) para o Guarani, 6,6% (1,98 milhão de euros) para o Flamengo e os últimos 10% (3 milhões de euros) retornarão para o jogador.

Richard Ríos assinará um contrato de cinco temporadas com o Benfica e deixará o Palmeiras em alta, após um bom desempenho no Mundial de Clubes, onde chegou até as quartas de final com o time alviverde. A saída ocorre em um momento oportuno para o atleta, que vê no projeto esportivo do Benfica uma oportunidade de evoluir e alçar voos mais altos no futebol europeu, seguindo o caminho de Enzo Fernández, que saiu dos Encarnados rumo ao Chelsea.