Dois dos principais técnicos do futebol brasileiro terão mais um embate: Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, e Renato Gaúcho, comandante do Fluminense. As duas equipes se enfrentarão no Maracanã nesta quarta-feira (23), às 19h (de Brasília), pela 16ª rodada do Brasileirão. Abel e Renato são conhecidos por não terem papas na língua, já foram especulados para a seleção brasileira e recentemente comandaram seus times no Mundial de Clubes. Os encontros entre eles acontecem desde o início de 2021, quando o português começava sua trajetória no Brasil. De lá para cá, já se enfrentaram nove vezes, decidiram títulos nacionais e internacionais, trocaram elogios e, como não podia deixar de ser, também já se envolveram em uma pequena polêmica – com tom de brincadeira. A ESPN separou cinco momentos dos dois treinadores juntos no futebol.
Decisões de títulos: Abel Ferreira já conquistou dez títulos no comando do Palmeiras. Dois deles aconteceram sobre equipes de Renato Gaúcho. A primeira final entre eles foi disputada no início de 2021, válida pela Copa do Brasil de 2020. À época, Renato treinava o Grêmio. O jogo de ida aconteceu na Arena gremista, e o Palmeiras levou a melhor: 1 a 0. Na volta, no Allianz Parque, o Alviverde venceu por 2 a 0 e ficou com a taça. A segunda final também foi disputada em 2021, mas Renato já estava à frente do Flamengo. Foi em novembro, em Montevidéu, no Uruguai, pela decisão da CONMEBOL Libertadores. O Palmeiras ficou com o título após ganhar por 2 a 1 – o gol decisivo foi marcado por Deyverson na prorrogação.
Retrospecto: Abel tem levado vantagem sobre Renato nos jogos gerais, não apenas em finais. Ao todo, nos nove encontros, o palmeirense venceu quatro vezes; Renato, duas. Foram mais dois empates. A partida desta noite será o primeiro encontro com Renato no Fluminense – nas outras, dirigia Flamengo ou Grêmio.
Pequena polêmica? Em 2023, após a histórica virada do Palmeiras por 4 a 3 sobre o Botafogo, depois de sair perdendo por 3 a 0, Abel Ferreira disse que "só o Palmeiras conseguiria tal feito". Mas, rodadas depois, o Grêmio, então comandado por Renato Gaúcho, também virou uma partida por 4 a 3 sobre o Botafogo – a única diferença é que o jogo estava 3 a 1 para o adversário. Questionado sobre a fala de Abel, Renato Gaúcho, no bom humor sarcástico que tem, deu uma pequena alfinetada.
Vinho de presente: No ano passado, em 2024, o Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0 e, no encontro, Abel Ferreira presenteou Renato Gaúcho com uma garrafa de vinho que criou em parceria com uma adega. Trata-se, inclusive, de uma edição limitada. Renato Gaúcho usou as redes sociais para publicar uma foto do presente e agradecer a gentileza.
Convite para futevôlei: Abel também já elogiou Renato Gaúcho publicamente. No último Mundial de Clubes, após ser eliminado pelo Chelsea nas quartas de final, o técnico palmeirense afirmou que, a partir dali, torceria pelo Fluminense, que havia se classificado à semifinal.
Renato Gaúcho, em entrevista ao ge, prometeu chamar Abel para jogar. "Eu fiquei muito contente com os elogios dele (Abel), mas nessa parte ele foi mal (risos). Com todo o respeito a Copacabana, é Ipanema (a melhor). Mas quando eu voltar para o Brasil, quando a gente tiver um tempinho, pode ter certeza que eu vou cuidar dele para jogar um futevôlei", brincou o técnico tricolor, antes de fazer um outro convite. "E tomar aquele chopinho, porque ninguém é de ferro, né? Dá para aprender (a jogar). A gente ensina tanta coisa para os nossos jogadores que entre a gente pode ter certeza que vai dar jogo", finalizou.