O Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Palmeiras, nesta quarta-feira, no Maracanã, e acumulou a terceira derrota seguida no Brasileirão. Apesar da má fase no campeonato, o Tricolor segue vivo nas oitavas de final da Copa do Brasil e da CONMEBOL Sul-Americana. E, segundo Renato Gaúcho, nenhuma competição é prioridade no momento. “A gente não vai priorizar nenhuma competição, o calendário do futebol brasileiro, o Fluminense está em três competições porque é clube grande. A gente sabe que o desgaste é muito grande,'' começou por afirmar.
"Não é desculpa, mas, tirando as quatro equipes que foram ao Mundial, todo mundo teve férias, todo mundo teve uma mini pré-temporada, pode recuperar os jogadores, está de tanque cheio. As outras três equipes, Botafogo, Palmeiras e Flamengo, voltaram antes da gente, praticamente nem tivemos um dia de folga. Eu dei (de folga) o domingo para eles recuperarem da viagem. O desgaste é muito grande. Por isso, muitas vezes, eu mudo a equipe, porque ninguém aguenta. A equipe tem jogado bem, tirando o primeiro tempo contra o Cruzeiro,'' analisou.
Em campo, o Fluminense saiu na frente com um gol de Cano de pênalti, mas acabou castigado por duas falhas individuais, a primeira de Fábio e outra de Martinelli. Maurício e Vitor Roque marcaram para o Palmeiras. Para Renato, a equipe precisa de mais foco, uma vez que os gols do adversário saem em erros cometidos pela própria equipe.
"O que a gente precisa melhorar é o foco, o foco que a gente teve no Mundial tem que ter aqui também. Hoje, estávamos fazendo um ótimo primeiro tempo, no último lance, tomamos o gol. Início do segundo tempo, mais uma falha nossa, tomamos o segundo gol. É difícil fazer o gol, independente do time que se tem. O que não pode é proporcionar as falhas para sofrer os gols,'' finalizou.
Com o resultado, o Alviverde pulou para a 3ª colocação com 29 pontos e entrou novamente na briga pelo título. Por outro lado, o Fluminense estacionou em 8º, com 20. Agora, o tricolor carioca terá pela frente o São Paulo, no domingo (27), às 16h (de Brasília), no Morumbi.
"É mais um jogo difícil, nos três jogos depois do Mundial, enfrentamos três times que certamente vão brigar na parte de cima da tabela, pelo título. O São Paulo é um grande clube, tem uma grande torcida. Já começou a se acertar e certamente vai estar na parte de cima da tabela. Mas o objetivo do Fluminense é o mesmo. No Brasileiro, você não vai encontrar jogo fácil, seja no Maracanã, outro estádio, parte de cima ou de baixo da tabela. Não tem jogo fácil, para qualquer um. Quando você menos espera, aquele time que não ia ganhar ganha. Brasileiro é um campeonato difícil para todo mundo,'' pontuou o técnico do Flu.
Por fim, Renato não escondeu a preocupação em fazer a pontuação mínima para se livrar de vez do rebaixamento. No entanto, afirmou que ainda há muito campeonato pela frente.
"Quando eu falo em pensar em primeiro lugar em fazer os 45 pontos, me perguntam se eu não penso no título. Eu penso no título, mas não tem um clube que não pense em fazer logo os 45 pontos, porque o campeonato é muito difícil. E se você não largar bem, lá na frente a conta vai chegar. O Fluminense não está bem? Digamos que não está bem, mas não está mal. Ainda tem muita coisa e temos as outras duas competições,'' disse.
''Se tiver que desviar o caminho para priorizar alguma, o presidente vai dar o ok. Vai brigar pelas três. Vai ser campeão? Ninguém sabe, nenhum clube sabe o que vai acontecer. Sequer acabou o primeiro turno, tem muita coisa para acontecer, agora começam as oitavas da Copa do Brasil, da mesma forma a Sul-Americana. No momento, leva a vantagem o clube que está em apenas uma competição, no máximo duas. Esses clubes estão levando vantagem sobre os outros. Se vão chegar, ser campeões é outra história,'' concluiu.
Próximos jogos do Fluminense
São Paulo (F): 27/7, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Internacional (F): 30/7, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Grêmio (C): 2/8, 21h (de Brasília) - Brasileirão