Flamengo e Palmeiras vêm fazendo bonito após o Mundial de Clubes da Fifa , emendaram três vitórias seguidas nas últimas rodadas e embolaram a disputa pela liderança com o Cruzeiro , que acabou tropeçando para o Ceará nesta 17ª rodada após 11 jogos sem derrota na competição.
O Rubro-Negro bateu o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã, enquanto o Verdão ganhou do Grêmio , em casa, também pelo placar mínimo. Com esses resultados, o Flamengo emplacou dois jogadores na seleção da rodada do Prêmio ESPN Bola de Prata 2025 (o zagueiro Léo Ortiz e o volante Jorginho ), além de ter agora o técnico da seleção geral: Filipe Luís , que superou Leonardo Jardim , do Cruzeiro.
Já o Palmeiras contou com quatro jogadores na seleção da 17ª rodada: o goleiro Weverton , os laterais Giay e Piquerez e o atacante Facundo Torres . O argentino Giay, aliás, assumiu a liderança entre os laterais-direito após a saída de Wesley , do Flamengo, que foi para a Roma e não está mais elegível para a disputa.
No top-5 pontuadores da 17ª rodada, o grande destaque foi o paraguaio Galeano , que marcou os dois gols da virada do Ceará sobre o líder Cruzeiro, no Mineirão. O atacante do Vovô fechou a rodada com 8,06 pontos. Jean Lucas, do Bahia, que também marcou dois gols, contra o Juventude, foi o terceiro maior pontuador (7,83), atrás do zagueiro Léo Ortiz, do Flamengo, que fez o gol da vitória sobre o Galo (7,88). Arboleda e Ferreirinha, do São Paulo, que marcaram na vitória sobre o Fluminense, também entraram no top-5 da rodada.
A seleção do Bola de Prata da 17ª rodada ficou assim: Weverton (Palmeiras), Giay (Palmeiras), Léo Ortiz (Flamengo), Arboleda (São Paulo) e Piquerez (Palmeiras); Marcos Antônio (São Paulo), Jorginho (Flamengo) e Jean Lucas (Bahia); Facundo Torres (Palmeiras), Ferreira (São Paulo) e Galeano (Ceará). Técnico: Léo Condé (Ceará).
Com a entrada de Giay e Filipe Luís, a seleção geral do Bola de Prata ESPN de 2025 , após a 17ª rodada, tem agora Flamengo e Cruzeiro como os clubes com mais representantes (três cada). Na disputa pela Bola de Ouro, Arrascaeta segue na liderança, com Kaio Jorge e Alan Patrick em sua cola.
Após a 17ª rodada, a seleção do Bola de Prata ESPN está assim: Walter (Mirassol), Giay (Palmeiras), Léo Ortiz (Flamengo), Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Luciano Juba (Bahia); Marlon Freitas (Botafogo), Alan Patrick (Internacional), Arrascaeta (Flamengo) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Erick Pulga (Bahia) e Kaio Jorge (Cruzeiro). Técnico: Filipe Luís (Flamengo).
O Prêmio ESPN Bola de Prata seguirá o formato de 2024, com uma seleção mais flexível do meio para frente, não só no 4-4-2 ou só no 4-3-3. Atrás, serão premiados o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais (direito e esquerdo). Nas outras seis vagas do time ideal, teremos obrigatoriamente um volante, um meia e um atacante.
Já os outros três jogadores que entrarão na seleção serão aqueles com as maiores médias, independentemente da posição. Porém, com o limite máximo de 3 jogador por posição. Assim, poderemos ter, por exemplo, três volantes, dois meias e um atacante (como nessa 1ª rodada), ou 1 volante, 2 meias e 3 atacantes.
A cada rodada, o esquema da seleção poderá variar. Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN ) + 60% das notas dos jornalistas.
Meu Deus! foi o pior jogo do Piquerez! Ele só fez o cruzamento, no lance do gol e mais nada. Nada mesmo!!