Quatro meses após decidirem o título do Campeonato Paulista, que terminou com a taça para o lado alvinegro do Dérbi, Corinthians e Palmeiras voltarão a se enfrentar nesta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, agora pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto de ida terá bola rolando às 21h30 (de Brasília). A volta está marcada para 6 de agosto, no Allianz Parque. O duelo em Itaquera marcará o 1º encontro entre Dorival Júnior e Abel Ferreira no Dérbi. Os treinadores já se enfrentaram cinco vezes desde a chegada do português ao Brasil, com retrospecto marcado pelo equilíbrio: um empate e duas vitórias para cada lado. O contexto dos resultados, no entanto, é o que apimenta o duelo particular entre os treinadores. O primeiro duelo entre Dorival e Abel terminou com sabor amargo para o português. No ano em que conduziu o Palmeiras a uma campanha marcada por recordes na conquista do título do Brasileirão, o europeu viu a caminhada rumo à taça começar com uma derrota por 3 a 2 dentro de casa para o Ceará, que à época era comandada por Dorival.
O treinador retornou ao Allianz Parque meses depois, desta vez à frente do Flamengo, e levou um ponto na mala para o Rio de Janeiro ao empatar em 1 a 1. Três dos cinco duelos entre os treinadores, no entanto, aconteceram com Dorival no comando do São Paulo. Dois deles, inclusive, com finais quentes. Foi com o Tricolor do Morumbi que o treinador eliminou o Palmeiras nas quartas de final da Copa do Brasil em pleno Allianz Parque ao vencer por 2 a 1, de virada. O último confronto entre os treinadores aconteceu em outubro de 2023, quando o Verdão fez uma atuação “perfeita” e goleou o rival por 5 a 0.
O jogo chegou a ser posteriormente citado pelo empresário John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, como parte de um esquema de favorecimento ao Palmeiras nas campanhas de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro. O duelo desta quarta-feira marcará o reencontro entre Dorival Júnior e Abel Ferreira, uma vez que o atual técnico do Corinthians passou parte das temporadas de 2024 e 2025 à frente da seleção brasileira.
Próximos jogos do Corinthians: Palmeiras (C) - 30/07, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil Fortaleza (C) - 03/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão Palmeiras (F) - 06/08, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil