O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil colocou Corinthians e Palmeiras frente a frente pela primeira vez na história. As duas equipes, portanto, voltam a se enfrentar em confrontos eliminatórios após a final do Campeonato Paulista, em que o Timão levou a melhor ao vencer com agregado de 1 a 0. A decisão do Campeonato Paulista foi realizada em março deste ano. Acontece que, de lá para cá, muita coisa mudou. Ambos os clubes, portanto, chegam diferentes ao mata-mata.
O Corinthians, por exemplo, vem com um novo treinador. Do outro lado, o Palmeiras terá caras novas. Na final do Paulista, o Corinthians esteve sob o comando do técnico Ramón Díaz. O treinador foi o responsável por comandar a equipe na arrancada histórica no Brasileiro de 2024 e, mesmo com o rodízio promovido na fase inicial, levou o Timão à decisão do Estadual neste ano.
... com o rodízio promovido na fase inicial, levou o Timão à decisão do Estadual neste ano. Ramón e Emiliano Díaz, contudo, não duraram muito à frente do Corinthians após a conquista do Paulista.
Justamento na reta final do Derby os torcedores viram Memphis Depay subir na bola e causar uma confusão generalizada. Marcelo Lomba e José Martínez, que estavam no banco de reservas, foram expulsos. Com uma bonita festa da torcida nas arquibancadas, o Timão superou o rival e sagrou-se campeão estadual pela 31ª vez.