Próximo de ser anunciado pelo Santos , Mayke usou as redes sociais para se despedir do Palmeiras nesta quarta-feira. Multicampeão pelo Verdão, lateral direito falou sobre dever cumprido após nove anos no clube e gratidão. "A sensação que eu tenho é de dever cumprido. Vivi aqui por nove anos, com muita intensidade. Consegui, graças a Deus, fazer história. Não imaginava ganhar tantos títulos assim. Deus me deu esse presente. Me escolheu para fazer história em um clube tão gigante como o Palmeiras. O que fica marcado é a história. Fico muito feliz com essa história gigante que eu e meus companheiros fizemos. Tenho dois filhos que nasceram aqui dentro. Vivi uma vida aqui dentro. O Palmeiras representa muita história na minha carreira. Então, tenho que agradecer muito. Só gratidão que eu tenho pelo Palmeiras e amor", disse Mayke em vídeo publicado em sua conta oficial no Instagram.
Desde 2017 no Palmeiras, depois de passagem de destaque pelo Cruzeiro , Mayke se despede do Palmeiras como jogador com mais títulos na história, com 12 taças levantadas, ao lado de Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Dudu, Ademir da Guia e Junqueira. O lateral direito venceu três Campeonatos Brasileiros (2018, 2022 e 2023), duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), quatro Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023). Ao todo, foram 319 jogos, oito gols e 26 assistências. Em 2025, o jogador entrou em campo 21 vezes e deu uma assistência. Mayke tinha contrato com o Palmeiras até o fim desta temporada, mas viu o interesse do Santos com bons olhos e aceitou a proposta de dois anos e meio para defender o rival. Inclusive, o lateral direito já ficou de fora dos últimos três jogos do Verdão no Campeonato Brasileiro.
"Para o torcedor palmeirense, graças a Deus, vocês me deram muita felicidade e eu pude retribuir com um pouco da história que eu fiz aqui dentro. Então, é gratidão, muito obrigado e que Deus abençoe a todos. Avanti Palestra", acrescentou.
Marcos Rocha foi o titular na lateral direita do Palmeiras na campanha da Copa Libertadores de 2021. No entanto, o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo no segundo jogo da semifinal, diante do Atlético-MG , e ficou suspenso para a grande decisão. Mayke, que tinha disputado apenas três jogos naquela edição da competição, todos vindo do banco de reservas, foi escalado como titular pelo treinador Abel Ferreira na final contra o Flamengo , em Montevídeu. Logo aos cinco minutos de jogo, Mayke recebeu lançamento de Gustavo Gómez e deu a assistência para Raphael Veiga abrir o placar para o Palmeiras. Na prorrogação, o Verdão venceu por 2 a 1 e ficou com o título. "O que ficou marcado para mim e toda minha família foi a final da Libertadores de 2021 contra o Flamengo. Vinha de uma lesão complicada, estava sem jogar há um mês e foi para um jogo tão importante. Graças a Deus, pude fazer um bom jogo. Acho que esse momento foi marcante para mim e para toda a minha família", contou Mayke.