Corinthians 1 x 0 Palmeiras | Melhores momentos | Oitavas de final | Copa do Brasil 2025 Em 108 anos de clássico e com 22 duelos de mata-matas ao longo da história, Corinthians e Palmeiras carregam uma rivalidade repleta de jogos decisivos. Embora o histórico não tenha um claro domínio nos confrontos eliminatórios, com 12 duelos vencidos pelos palmeirenses e dez pelos corintianos, um tabu permanece entre as equipes: com exceção dos embates pelo Campeonato Paulista, o Alvinegro nunca eliminou o Alviverde por qualquer outra competição oficial. Saindo do âmbito estadual e sem contabilizar a atual edição da Copa do Brasil, que está em andamento, Corinthians e Palmeiras mediram forças em cinco duelos eliminatórios na história, todos no século 20. O Alviverde levou a melhor em duas finais do extinto Torneio Rio-São Paulo (1951 e 1993), em uma final de Campeonato Brasileiro (1994) e em dois confrontos pela Copa Libertadores da América (em 1999, nas quartas de final, e em 2000, na semifinal). Em dez partidas neste recorte, além dos títulos e classificações do Palmeiras nos mata-matas, aconteceram seis vitórias alviverdes, dois triunfos alvinegros e dois empates, sem contar o jogo de ida das oitavas de final que disputam agora. Como curiosidade, todos esses embates eliminatórios foram disputados em partidas de ida e volta e no mesmo estádio.
Em 1951, 1993 e 1994 no Pacaembu, enquanto o Morumbi foi o palco dos duelos de 1999 e 2000. Já nesta Copa do Brasil, após a vitória do Corinthians por 1 a 0 na Neo Química Arena, no dia 30 de julho, os times decidirão a vaga no Allianz Parque, nesta quarta-feira (6 de agosto). Em caso de triunfo alvinegro ou empate, o Corinthians fatura a vaga e acaba com o tabu. Já em caso de vitória do Palmeiras a partir de dois gols de diferença, os alviverdes avançam para as quartas de final. Triunfo palmeirense pela diferença de um gol leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
Nos duelos eliminatórios sem contabilizar o Paulistão: Rio-São Paulo 1951 (final) Excluídos os duelos pelo Estadual, o primeiro mata-mata entre Corinthians e Palmeiras ocorreu na final do extinto Torneio Rio-São Paulo, em 1951. Embora fosse uma competição em pontos corridos e turno único, alvinegros e alviverdes terminaram empatados na liderança com dez pontos. O regulamento previa dois jogos extras para definir o campeão. Na decisão, o Palmeiras faturou o título com duas vitórias: 3 a 2, na ida, e 3 a 1, na volta.
Rio São-Paulo 1993 (final) Após 42 anos, os rivais voltaram a se enfrentar pela final do Rio-São Paulo. Como curiosidade, menos de dois meses antes o Palmeiras havia encerrado uma fila de quase 17 anos sem conquistar nenhum título, após superar justamente o Corinthians na decisão do Campeonato Paulista. No Torneio Rio-São Paulo, o desfecho foi o mesmo. Líderes de seus respectivos grupos na primeira fase, os times se encontraram na final. Após triunfo alviverde por 2 a 0 na ida, o empate sem gols no jogo de volta confirmou a conquista palmeirense.
Brasileiro 1994 (final) Então bicampeão paulista (1993 e 1994), campeão brasileiro (1993) e vencedor do Rio-São Paulo 1993, o Palmeiras fez valer o favoritismo e levou a melhor sobre o Corinthians no primeiro duelo eliminatório nacional entre os times na história. Pela final do Campeonato Brasileiro 1994, vitória palmeirense por 3 a 1, na ida, e empate por 1 a 1, na volta.
Libertadores 1999 (quartas de final) Em um período de rivalidade apimentada entre as equipes, pelos craques em seus elencos e pelos títulos dos clubes naquela época, palmeirenses e corintianos mediram forças pela primeira vez em um mata-mata internacional. Nas quartas de final da Libertadores 1999, o Palmeiras venceu por 2 a 0, na ida, e o Corinthians levou a melhor pelo mesmo placar, na volta. Já na disputa de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Marcos, que viu Dinei acertar o travessão e defendeu a cobrança de Vampeta. Classificação palmeirense nas penalidades, por 4 a 2.
Libertadores 2000 (semifinal) Novamente, a Libertadores reservou um grande duelo entre os times. Pela semifinal de 2000, fizeram um mata-mata histórico, com dois jogos eletrizantes e um total de 12 gols. Na ida, triunfo alvinegro por 4 a 3, enquanto na volta os palmeirenses levaram a melhor por 3 a 2. Mais uma vez, as equipes decidiram a vaga nos pênaltis na competição continental. Nas penalidades, Marcos entrou para a história alviverde ao defender a cobrança de Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos corintianos, e o Palmeiras obteve a classificação ao vencer por 5 a 4.
1293 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026
Vai ficar? Palmeiras confirma compra definitiva de zagueiros até 2029