A CONMEBOL confirmou nesta semana que a final da Libertadores de 2025 será disputada no Estádio Monumental de Lima, casa do Universitario. Será a segunda vez que o clube, rival do Palmeiras na noite desta quinta-feira (14) pela das oitavas de final, com transmissão ao vivo do Disney+, será anfitrião de uma decisão desde que a entidade passou a promover o jogo único nas finais. A diferença é que desta vez o dono da casa está disputando o torneio. E sonha em participar também em campo da grande festa do futebol sul-americano. O sonho pode ser distante, mas o momento é de muita confiança na equipe crema. E há motivos para isto. O time é bicampeão nacional (2023 e 2024) e já conquistou o Apertura de 2025. Tem sido dominante em seu país.
E no plano continental, volta a disputar a fase eliminatória da Libertadores após 15 anos, a última vez foi em 2010, quando o São Paulo o eliminou nos pênaltis após dois empates em 0 a 0. Ex-goleiro do Peñarol e velho lobo do futebol no continente, Jorge Fossati reassumiu o time no final do primeiro semestre, depois de um período na seleção peruana. Ele havia sido campeão nacional em 2023 e retornou ao clube para dar sequência ao trabalho que tinha ficado sob a responsabilidade de Fabián Bustos. A vantagem é que o estilo de jogo não mudou de um técnico para o outro.
O Universitario tem um jeito de jogar muito definido. Se fecha com três zagueiros, dois deles improvisados: o lateral Corzo e o volante Di Benedetto. Usa o atacante Polo como ala pela direita e tem no meia Concha a qualidade na faixa central de campo. No ataque, Valera e Rivera brigam muito pelas bolas lançadas. Churín (ex-Grêmio) e Flores formam uma dupla de reservas que até entrega mais qualidade, mas não o mesmo suor. A equipe usa muito o artifício dos lançamentos para sair em transição rápida. E luta pelo rebote para finalizar a gol.
Sem a bola, é um time físico, que às vezes passa do ponto. E a torcida é um caso à parte. Apaixonada mesmo nos momentos difíceis, vive hoje uma grande euforia. No atual Clausura, o time ainda não perdeu: são 4 vitórias e 1 empate. Está atrás do Sporting Cristal na classificação apenas pelo saldo de gols, mas o torcedor tem a sensação de que é por pouco tempo. O duelo contra o Palmeiras é o sonho de brilhar para além do próprio país. Diante de um gigante do continente, é hora de saber se este sonho é real ou uma distante utopia.
708 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador