Neste domingo (17), Palmeiras e Botafogo se enfrentam pela 20ª rodada do Brasileirão. Com dois jogos a menos, as equipes miram se reaproximar do líder Flamengo, mas o confronto carrega um peso maior que apenas a briga pelos pontos. É duelo é uma reedição das oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa, quando a equipe paulista venceu e eliminou o alvinegro carioca da competição. Fora de casa, Abel Ferreira quer repetir o sucesso da copa internacional, garantir os três pontos e aumentar a distância para o rival. O Botafogo é o quinto colocado com 29 pontos, enquanto Palmeiras tem sete de vantagem e ocupa a terceira posição. Ambos tem 17 partidas jogadas, uma a menos que o Flamengo e duas atrás do Cruzeiro, o vice-líder. Ou seja, uma vitória alviverde significar colar no topo, pressionar os adversários e ter a possibilidade de planejar como vai encarar os confrontos atrasados contra Santos e Juventude. Para isso, Abel precisará contornar um cenário inédito, já que o Botafogo não tem mais à frente o português e amigo do técnico palmeirense, Renato Paiva. O alvinegro trocou de comando e Davide Ancellotti, filho do treinador da Seleção Brasileira Carlo Ancelotti, assumiu o comando técnico e vive boa fase desde que chegou. Só perdeu apenas uma partida, contra o Cruzeiro, além de seis vitórias e dois empates. Palmeiras eliminou o Botafogo nas oitavas de final do Mundial.
Ao seu favor, o Palmeiras tem a recente goleada em cima do Universitário pela Libertadores, que deixa o clube com uma vantagem importante no mata-mata e alivia a pressão para o duelo de logo mais pelo Brasileirão. O resultado também cumpre um papel importante de fortalecer o trabalho do técnico em um momento conturbado pós-Mundial, com a eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil.
O alviverde venceu o Ceará no Allianz Parque no jogo seguinte e emendou com a goleada fora de casa pela Libertadores. O jogo no Peru também ganhou importância pelo efeito positivo que pode causar em peças importantes para o time de Abel Ferreira, como Vitor Roque, fez mais um bom e jogo e anotou um gol e uma assistência no duelo. Flaco López também balançou a rede duas vezes e saiu em momento de alta antes do jogo pelo Brasileirão.
O bom funcionamento dos dois jogadores pode significar um "reforço" importante para Abel Ferreira, que viu seu elenco ter um desempenho ofensivo abaixo do esperado no Mundial, muito dependente de Paulinho - não à toa, foi o autor do gol da classificação palmeirense no duelo contra o Botafogo nas oitavas. O camisa 10 está lesionado e é um desfalque, mas o Palmeiras voltar a ter Flaco em um bom momento e Vitor Roque podendo iniciar uma sequência de artilheiro.
Somando todos os jogos após o fim do Mundial de Clubes, o Palmeiras soma cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Foram 15 gols marcados, sendo sete deles da dupla Flaco e Roque, quatro para o argentino e três para o brasileiro, e dez gol sofridos. O adversário marcou 13 gols neste recorte, mas só sofreu três bolas na rede desde o retorno do Brasileirão. O dado positivo mostra que novo treinador italiano fortaleceu o sistema defensivo e corrigiu alguns dos problemas vistos sob o comando de Renato Paiva.
759 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026