A Justiça de São Paulo condenou o torcedor Osni Fernando Luiz a uma pena de um ano de prisão em regime semi-aberto, além de multa, pela cabeça de porco atirada na Neo Química Arena, em um jogo entre Corinthians e Palmeiras, em 2024.
A sentença foi publicada pelo juiz Fabricio Realizia, do Foro Central Criminal da Barra Funda, que destacou que investigações cibernéticas realizadas pela Polícia Civil encontraram e identificaram o perfil de Osni no Instagram, onde ele publicou a cabeça de porco em um “story”, dizendo que todos veriam o que aconteceria durante o jogo.
Após ter sido encontrado, Osni foi levado à delegacia, confirmou ser o dono do perfil e que adquiriu a cabeça do animal no Mercadão da Lapa. Também admitiu ter arremessado o objeto para dentro do estádio e disse não ter combinado o arremesso para dentro de campo com outros torcedores.
Em interrogatório judicial posterior, no entanto, ele alterou sua versão e disse que comprou a cabeça de porco para tirar foto e assar antes do jogo. Afirmou não se lembrar do vídeo na rede social e não ter dado o adereço para ninguém, deixando-o na mesa em que fez o churrasco antes da partida.
O juiz destacou que o jogador Yuri Alberto chegou a chutar a cabeça de porco durante o jogo, e a partida foi paralisada para que o objeto fosse retirado do campo.
"Além disso, a cabeça de um animal morto não simboliza rivalidade sadia entre as equipes, mas trata-se de um ato que incita a violência entre torcidas rivais, e pode vir a causar futuros tumultos em eventos esportivos", apontou a sentença.
O magistrado acredita que a conduta precisa ser penalizada. "Anoto ser necessária a contenção de condutas como a praticada pelo réu Osni, pois cuida-se de crime que afasta a visita de outros torcedores/consumidores/pessoas, as quais também desejariam frequentar estádios com seus familiares e amigos para fins de lazer e de entretenimento, mas que deixam de acompanhar presencialmente o futebol, patrimônio cultural brasileiro, por delitos como este", apontou.
O juiz permitiu a Osni apelar em liberdade e determinou que, após o trânsito em julgado, lance-se o nome do réu condenado no rol dos culpados, comunicando-se a condenação do acusado ao Tribunal Regional Eleitoral.
Osni foi condenado após a Justiça identificar a existência do agravante de crime de reincidência, por conta de um processo anterior contra ele por crime de destruição de coisas pertencentes a outras pessoas. A pena pela cabeça de porco teve um atenuante por conta de sua confissão em sede policial.
Outro torcedor investigado, chamado João Vitor, teve o benefício da dúvida concedido pelo juiz, pois não ficou claro se ele possuía culpa no caso. Assim, acabou absolvido.
Próximos jogos do Corinthians: Vasco (F) - 24/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão Athletico-PR (F) - 27/08, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil Palmeiras (C) - 31/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Palmeiras: Universitario (C) - 21/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão do Disney+ Sport (C) - 25/08, 19h (de Brasília) - Brasileirão Corinthians (F) - 31/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
981 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026
"Se fudeu Gambá Fedorento"