Vice-prefeito de Rio Preto se torna réu por racismo contra segurança do Palmeiras

21/8/2025 17:48

Vice-prefeito de Rio Preto se torna réu por racismo contra segurança do Palmeiras

Vice-prefeito de Rio Preto se torna réu por racismo contra segurança do Palmeiras

O vice-prefeito da cidade de Rio Preto-SP, Fábio Marcondes (PL), virou réu no caso de racismo contra um dos seguranças do Palmeiras, ocorrido após jogo entre Verdão e Mirassol, em 23 de fevereiro deste ano, no Estádio José Maria de Campos Maia, pelo Campeonato Paulista. Marcondes foi denunciado pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) por "injúria racial", ofendendo "a dignidade e o decoro" do segurança "em razão de raça e cor".

Segundo a denúncia, à qual a ESPN teve acesso, o político chamou o funcionário do Palmeiras de "lixo", "lixão" e "macaco". Como prova, é usado um vídeo gravado pela TV TEM ( assista acima ), que mostra Marcondes proferindo as palavras enquanto é contido por policiais militares. O MP pede que seja instaurado processo penal contra Marcodes. Além disso, o órgão quer que o político seja condenado à perda do cargo público.

Quanto à indenização, o MP requer que o segurança alviverde seja reparado em danos morais em um valor não inferior a 50 salários mínimos. A denúncia, feita pelo promotor de Justiça José Sílvio Codogno, foi acolhida pela juíza Patrícia da Conceição Santos, da 1ª Vara da Comarca de Mirassol, com Fábio Marcondes agora se tornnado réu. Além de vice-prefeito de Rio Preto, ele também atua como secretário de Obras da cidade do interior paulista.

A defesa de Marcondes ainda não se pronunciou sobre o tema. Após a denúncia do Ministério Público, porém, ele afirmou que a Justiça vive "tempos estranhos". "Estamos vivendo tempos estranhos... Já dizia o ministro Marco Aurélio. E não há exemplo mais eloquente do que esta denúncia: ignora o laudo oficial, invoca testemunhas sem dizer o que viram, acolhe como prova relatório de inteligência artificial e ainda ousa arrolar testemunha do juízo. Realmente, estranhos tempos", postou.

Em nota oficial, o advogado do segurança palmeirense afirmou que o recebimento da denúncia pela Justiça foi "acertado". "Com o acertado recebimento da denúncia, uma nova fase se inicia. Agora, o autor da ofensa é considerado réu e, para tentar evitar uma futura condenação criminal, com todas as suas consequências, terá de se defender no curso do processo", escreveu.

Próximos jogos do Palmeiras:
- Universitario (C) - 21/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão do Disney+
- Sport (C) - 25/08, 19h (de Brasília) - Brasileirão
- Corinthians (F) - 31/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão


1071 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade