O tema Mundial do Palmeiras voltou a ser pauta nos noticiários esportivos com uma discussão entre os jornalistas Mauro Beting e Mano na última quarta-feira (20). De forma bastante exaltada, os dois trocaram farpas ao vivo na atração "Arena SBT". Mano defendia a teoria de que os torcedores alviverdes só passaram a celebrar o título da Copa Rio de 1951 como um campeonato mundial em 2013. Além disso, chegou a insinuar que o colega "fazia papel de assessor do Palmeiras". Beting, por sua vez, repetiu incansavelmente que o companheiro estava "falando besteira" e era "ignorante sobre o tema".
A Copa Rio do ano de 1951 ainda é palco de muitas polêmicas no futebol brasileiro, que giram em torno do reconhecimento deste título como equivalente a um mundial. Com o Palmeiras vencedor do torneio naquele ano, o clube paulista afirma que se deve reconhecer a taça como um título mundial, mas, ainda assim, o caso não tem definição correta.
Quer saber mais sobre a história do Mundial do Palmeiras? O Lance! te conta. A Copa Rio de 1951 foi criada com o intuito de não deixar a paixão por futebol nos torcedores brasileiros perder a força, devido aos eventos do Maracanazo, em 1950, quando o Brasil perdeu o título da Copa do Mundo, em casa, para o Uruguai. Assim, a CBD (percursora da CBF), convidou algumas equipes da Europa para jogarem a competição.
A última posição da Fifa sobre o Mundial do Palmeiras aconteceu em 2014, na 31ª Reunião do Comitê Executivo da Fifa, realizada no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, em conferência realizada no Brasil devido à Copa do Mundo de 2014. A ata daquela reunião, assinada pelo então secretário-geral da instituição, Jerôme Valcke, que hoje está banido do futebol, descreveu uma das decisões do dia, que foi: "atender a requisição da CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes da Europa e América do Sul vencido pelo Palmeiras como a primeira competição mundial de clubes".
A grande questão dessa situação é que a Fifa não reconhece a competição como um Mundial de Clubes. A entidade reconhece apenas os torneios sob sua jurisdição (2000 e 2005 em diante), além de entender a antiga Copa Intercontinental (jogo entre o campeão da Libertadores e da Champions), como a percursora da competição. No entanto, a briga dos torcedores do Palmeiras e de seus rivais quase que se torna uma questão semântica, já que a Fifa reconhece o clube Alviverde como um "global champion" ou "worldwide champion", como manifestado publicamente em algumas oportunidades.
1026 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026