O Allianz Parque se tornará um importante ponto de mobilização durante o 'Agosto Lilás', uma campanha nacional que visa enfrentar a violência contra a mulher. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o Palmeiras, WTorre, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), dentro do pacto denominado “Não se Cale”.
Um dos principais atrativos dessa ação é a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres, que será equipada para oferecer apoio e encaminhamento a mulheres que são vítimas de violência. A equipe que atenderá na unidade é composta por profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e assistencial.
No Allianz Parque, a van de atendimento estará disponível em dois momentos: no dia 25 de agosto, durante o jogo entre Palmeiras e Sport, válido pelo Campeonato Brasileiro, e no dia 30 de agosto, durante o festival “I Wanna Be Tour”.
Adriana Martins de Oliveira, gerente de sustentabilidade do Allianz Parque, expressou que esta iniciativa reforça o papel social da arena. “Mais do que um espaço para grandes eventos, o Allianz Parque se torna um local de escuta e transformação. Receber a campanha ‘Não se Cale’, oferecer espaço para a Unidade Móvel e colaborar com esta rede de proteção às mulheres é uma forma concreta de promover dignidade, respeito e equidade. É um compromisso que assumimos com orgulho e responsabilidade”, afirmou.
Além do atendimento direto às vítimas, as ações da campanha também incluirão a distribuição de materiais informativos, orientação ao público e atividades educativas que serão conduzidas pela Coordenação de Políticas para Mulheres da SMDHC. O enfoque será a conscientização sobre os diferentes tipos de violência de gênero, as formas de denúncia e os caminhos disponíveis para acolhimento.
A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Santana, enfatizou a relevância da iniciativa. “A Van de Mulheres proporciona orientação jurídica, psicológica e social diretamente nos territórios, garantindo acesso a quem mais precisa. É uma maneira de expandir nossa rede de proteção e promover cidadania e inclusão. Também reforçamos o ‘Protocolo Não se Cale’, que combate o assédio. Nosso compromisso é estar presente onde as mulheres estão e assegurar que nenhuma delas permaneça em silêncio”, destacou.
A ação integra o Protocolo “Não se Cale”, que foi instituído pela Lei Municipal nº 17.951/2023. Essa lei estabelece a obrigação de bares, casas noturnas, arenas e outros espaços de entretenimento a serem proativos na prevenção da violência contra a mulher. O protocolo também prevê a capacitação de funcionários por meio de cursos oferecidos pela SMDHC, com o objetivo de identificar situações de risco, proporcionar acolhimento imediato e encaminhar as vítimas à rede pública de apoio.
Os locais que aceitam participar da formação recebem o Selo “Não se Cale”, que certifica seu compromisso com a criação de ambientes mais seguros. Esta medida transforma locais de lazer e cultura em agentes ativos de proteção, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais de direitos humanos.
1266 visitas - Fonte: espn
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


CHEGANDO NA FINAL! Semifinal da Libertadores Sub-20: Palmeiras enfrenta Santiago Wanderers
Palmeiras encaminha novo patrocínio milionário após rescindir com antigo parceiro!
Paulinho volta aos treinos e revela quando ira reestrear pelo Palmeiras!!
Campeão em 2015 pelo Palmeiras brilha na Arábia e projeta futuro!
Rumo ao Tetra: Palmeiras conhece grupo da Libertadores nesta quinta-feira!
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! ARIAS MARCA PARA O VERDÃO
Rumo ao penta! Palmeiras conhece adversário da Copa do Brasil nesta segunda-feira!
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR
PATROCÍNIO MILIONÁRIO! Palmeiras fecha patrocínio que pode gerar bolada na receita