Atualmente, a inteligência artificial é usada para criar diferentes tipos de conteúdo. No entanto, esses materiais vêm perdendo popularidade devido à ausência de emoção e à superficialidade das informações apresentadas. Por isso, é fortemente desaconselhado utilizá-los, pois podem ser bloqueados pelos mecanismos de busca.
Para verificar a presença de IA no texto, são utilizados detectores. São programas específicos desenvolvidos com base em tecnologias modernas de aprendizado de máquina e reconhecimento de linguagem natural. Esses recursos permitem identificar frases repetitivas ou outros trechos que correspondam a conteúdo gerado por IA. Falaremos mais sobre as ferramentas para detecção de autenticidade em nosso artigo.
Como distinguir um texto escrito por um ser humano de um texto escrito por IA
O texto humano é muito diferente do material criado pela IA. Qualquer autor que trabalhe na área de redação há vários anos consegue distinguir rapidamente um texto com IA de um conteúdo humano. Um artigo criado por tecnologias de inteligência artificial apresenta as seguintes características:
repetições e inconsistências. A IA cria frases sem sentido ou estranhas, que são um sinal de geração automática. Mudanças bruscas de tom, estilo ou tema podem indicar que o sistema não consegue manter a coerência das informações fornecidas. A IA depende de padrões memorizados, enquanto as pessoas podem alterar várias vezes a estrutura e a transmissão da informação, bem como adicionar emoções, o que demonstra o tom adequado;
contexto e conteúdo. Os textos com IA não têm essência ou contêm referências a detalhes específicos fora do contexto. Personalização e exclusividade são os principais parâmetros de um bom texto, mas se o texto for criado a partir de um modelo, o material pode conter traços de inteligência artificial;
gramática e palavras da moda. O uso excessivo de palavras da moda e a introdução de gírias podem indicar que a IA está substituindo lacunas no conhecimento por vocabulário geral. Essa situação é comum em textos comerciais com um contexto mais complexo. Uma gramática impecável também pode ser um sinal de geração por IA, pois mesmo os melhores autores cometem pequenos erros.
Além disso, os materiais de texto criados pela IA podem ter uma estrutura típica, composta por introdução, parte principal e conclusão. É assim que todas as pessoas fazem, mas a inteligência artificial não é capaz de expressar pensamentos de forma coerente e construir parágrafos de qualidade, portanto, se esses sinais estiverem presentes no material, ele foi definitivamente criado pela IA.
Vantagens para professores e editores
Para evitar o plágio de IA, muitos autores utilizam um programa especial chamado Detector de IA. Esses sistemas funcionam com base em aprendizado de máquina e soluções de reconhecimento de linguagem natural. Com essas tecnologias, é possível identificar rapidamente vestígios de IA e, posteriormente, corrigir o texto, removendo fragmentos repetidos.
Esses serviços são usados ativamente por muitas pessoas que trabalham constantemente com diferentes tipos de conteúdo. Essas plataformas são utilizadas nas seguintes áreas da atividade humana:
. ciência. Muitos cientistas desejam publicar suas pesquisas. No entanto, o texto deve ser único e não conter sinais de IA, por isso os programas de teste são muito úteis;
. educação. Professores e alunos também escrevem trabalhos textuais, portanto, também precisam de um serviço de alta qualidade para eliminar vestígios de IA;
. área criativa. Jornalistas, escritores e redatores também precisam desse tipo de software para verificar se o conteúdo criado contém IA;
. negócios. Representantes de estruturas comerciais frequentemente verificam documentos para estabelecer a autenticidade antes de publicar arquivos na Internet.
Muitos serviços de verificação de IA são frequentemente usados uma única vez por pessoas que não têm nenhuma relação com a área de redação de conteúdo textual.
Precisão e confiabilidade da análise
Todos os serviços de detecção de plágio por IA se distinguem pela alta precisão — 98-99%. Isso garante que os programas tenham certeza dos trabalhos escritos por humanos e que os resultados sejam emitidos de acordo com modelos de teste em constante expansão.
Além disso, todos esses serviços são confiáveis, pois seguem uma política de confidencialidade e não armazenam os textos enviados para verificação de presença de IA. Assim, os autores podem utilizá-los sem receio para identificar possíveis vestígios de inteligência artificial nos conteúdos.
Essas plataformas também podem oferecer um serviço de suporte para responder a todas as dúvidas dos usuários, o que reforça ainda mais a credibilidade dos programas dedicados à detecção de traços de IA nos textos analisados.
Como usar os relatórios para melhorar o conteúdo
Os serviços de detecção de IA sempre emitem relatórios contendo os resultados da verificação. Essas informações são extremamente necessárias para os autores, pois servem como orientação para a correção do conteúdo. Os escritores precisam analisar os relatórios e entender em que direção devem trabalhar ao corrigir materiais que possam conter sinais de IA.
Assim, os relatórios são um dos componentes importantes do serviço de análise de vestígios de IA em textos. A análise desses resultados ajudará a entender rapidamente por que foram encontrados vestígios de IA no texto e como removê-los para que o texto pareça ter sido escrito por um ser humano.
1476 visitas - Fonte: