Após um domínio evidente ao longo de 16 anos nos clássicos contra o Palmeiras no Morumbi, o São Paulo vive uma fase de reviravoltas. A invencibilidade que persistiu de 2002 a 2018 cedeu espaço a uma nova realidade, em que, a partir de então, o Tricolor não conseguiu vencer mais o Choque-Rei em sua casa pelo Campeonato Brasileiro. O próximo duelo entre as duas equipes está agendado para este domingo, 5 de outubro, às 16h.
Nos últimos encontros, o Palmeiras se impôs com duas vitórias consecutivas em 2022 e 2023, enquanto que o clássico do ano passado terminou em um empate sem gols. Nesse jogo, James Rodríguez participou, realizando uma de suas 22 partidas pelo São Paulo, então sob o comando de Luis Zubeldía, atualmente no Fluminense. Desde 2018, sete confrontos foram realizados no Morumbi pelo Brasileirão, resultando em quatro empates e três vitórias para o Palmeiras.
Um dos encontros mais memoráveis ocorreu em 2018, quando o Palmeiras quebrou uma longa sequência de 16 anos sem vencer no estádio do adversário. Nesse jogo, o time alviverde virou o marcador, com dois gols em apenas três minutos, marcados por Gustavo Gómez e Deyverson, garantindo assim um impulso rumo ao decacampeonato, que também marcou a despedida de Felipão do comando técnico.
Curiosamente, o Palmeiras voltou a conquistar títulos nacionais em 2022 e 2023, anos em que também triunfou no Morumbi. Na primeira vitória, o time virou a partida com dois gols de zagueiros nos acréscimos. Gabriel Menino e Endrick brilharam nas vitórias mais recentes, consolidando a força do Verdão também fora de casa.
Além de 2024, o Choque-Rei também terminou sem gols em 2021, num jogo repleto de polêmicas, onde um gol do Tricolor foi anulado e um pênalti foi retirado após análise do VAR. A última vitória do São Paulo no Morumbi pelo Brasileirão data de 2017, quando a equipe contava com Rogério Ceni no comando, sendo os goleadores Lucas Pratto e Luiz Araújo.
No que diz respeito a outras competições, o Tricolor levou a melhor nas duas últimas edições da Copa do Brasil, vencendo no Morumbi e também superando o Palmeiras no Allianz Parque em 2022 e 2023. Na Supercopa do Brasil de 2024, o São Paulo conquistou o título nos pênaltis, após empatar no tempo regular. Já no Campeonato Paulista, o Palmeiras sobressaiu, eliminando o São Paulo nos últimos dois anos.
Ao todo, a última derrota do Palmeiras no clássico ocorreu em julho de 2023, na Copa do Brasil daquele ano. Desde então, Abel Ferreira mantém um recorde invicto em oito confrontos, excluindo o empate que resultou na conquista da Supercopa para o São Paulo.
Os últimos Choque-Reis refletem essa competitividade acirrada, com um retrospecto que evidencia a intensidade e a rivalidade histórica entre as duas equipes. O clima está pronto para mais um embate que promete emocionar os torcedores e dar ainda mais ânimo à disputa pelos pontos no Campeonato Brasileiro.
Os próximos jogos do São Paulo incluem um enfrentamento contra o Palmeiras em casa, seguido de desafios contra o Grêmio e o Mirassol. O Palmeiras, por sua vez, também se prepara para encarar o Juventude e o Red Bull Bragantino, buscando manter-se forte na competição.
753 visitas - Fonte: espn
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Giay entra na lista de dispensa do Palmeiras e vira desejo de torcedores do Cruzeiro
Palmeiras avalia saída de Allan em 2026, mas recusa proposta de 100 milhões de euros
Palmeiras inicia reconstrução para 2025 e avalia saídas após temporada sem títulos
Volante de saída? Palmeiras tenta vender Emiliano Martinez a rival por milhões
LISTA DE REFORÇOS: Palmeiras revisa planejamento após 2025 frustrante e mira jogadores para 2026
BOMBA: Zagueiro da Seleção é oferecido ao Palmeiras após perder espaço no PSG
Ex joia de rival no Verdão? Palmeiras tenta a contratação de Beraldo que quer sair do PSG
Reformulação para 2026? Palmeiras prepara barca de saídas de ídolos e craques!