O Allianz Parque foi o cenário da estreia de dois jovens talentos da base do Palmeiras na equipe profissional no último sábado. Durante a vitória convincente por 4 a 1 sobre o Juventude, o técnico Abel Ferreira deu a chance de brilhar a duas "Crias da Academia", marcando um importante passo em seu projeto de valorização da formação de jogadores. Desde a sua chegada em outubro de 2020, Abel já utilizou quase 50 jogadores oriundos das categorias de base, reforçando o compromisso do clube com a formação de jovens atletas.
Abel Ferreira, que assumiu o comando do Palmeiras sucedendo Vanderlei Luxemburgo, já trabalhou com um total de 46 jogadores da base, dos quais 34 foram efetivamente lançados no time principal. Entre os novatos, destacam-se nomes como Endrick, Luis Guilherme, Estêvão e Vitor Reis, cujas vendas proporcionaram uma significativa entrada financeira para o clube. As transferências de Endrick para o Real Madrid por aproximadamente R$ 410 milhões, Luis Guilherme para o West Ham por cerca de R$ 172 milhões, e Estêvão para o Chelsea, que girou em torno de R$ 358 milhões, renderam quase R$ 1 bilhão ao clube. Vitor Reis também se destacou, tornando-se o zagueiro mais caro do futebol brasileiro ao ser vendido ao Manchester City por cerca de R$ 225 milhões.
Abel Ferreira comentou sobre a valorização da base durante sua gestão. "Desde que chegamos ao Palmeiras, a base tem sido muito valorizada. Muitos deles têm sido vendidos, em uma equipe que não tem como função apenas valorizar jogadores, mas sim conquistar títulos. Temos feito um pouco de tudo: apostar na base, vendê-los para reforçar nossos cofres e melhorar a capacidade financeira do clube, que não estava em uma situação ideal quando chegamos. Graças à gestão responsável da nossa presidente e do diretor esportivo, conseguimos fazer tudo crescer ao mesmo tempo", analisou o treinador após a vitória sobre o Juventude.
A necessidade de um elenco maior, devido a diversos desfalques, obrigou Abel Ferreira a convocar várias promessas da base para o confronto contra o Juventude. Dos 12 jogadores no banco, nove eram formados na base: Allan, Riquelme Fillipe, Heittor, Larson, Erick Belé, Gilberto, Benedetti, Luís Pacheco e Luighi. Apenas Heittor, Larson e Gilberto ainda não haviam tido a oportunidade de atuar entre os profissionais. Esses jovens atletas podem continuar sendo relacionados para o próximo jogo contra o Red Bull Bragantino, a menos que retornos de jogadores convocados ocorram.
O Palmeiras tem utilizado uma quantidade significativa de jogadores da base ao longo das temporadas. Entre 2020 e 2025, foram várias as classificaçõe, com destaque para os 14 atletas usados em 2020/2021, os 27 em 2021 e os 16 em 2022. Os números mostram a crescente confiança do treinador nas promessas formadas na Academia do clube, o que demonstra um compromisso com o desenvolvimento de novos talentos que podem, no futuro, vir a se tornar estrelas do futebol brasileiro e internacional.
882 visitas - Fonte: gazetaesportiva
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Thiago Almada prioriza projeto de rival e Palmeiras desiste de nova investida
BARCA ALVIVERDE: Palmeiras define lista de negociáveis com aval de Abel Ferreira
BARCA ALVIVERDE: Palmeiras define lista de negociáveis com aval de Abel Ferreira
BATALHA JUDICIAL! Justiça condena ex-Palmeiras a pagar indenização a Craque Neto
BARCA ALVIVERDE: Palmeiras define lista de negociáveis para o meio do ano
Palmeiras Traça Estratégia Firme para Reforços na Próxima Janela de Transferências
COM CLIMA TENSO! Botafogo estranha atitude do Palmeiras por Danilo durante a Copa
Palmeiras vê receita cair e Nubank Parque volta ao centro do debate
VENDA MILIONÁRIA! Atacante destaque em Portugal rende grana ao Palmeiras em transferência
Palmeiras perde cinco jogadores para retomada da temporada e Abel ganha problema