(Garotos do sub-17 e do sub-15 ouviram conselhos de Prass/Foto: Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)
Depois de quase um ano no comando nos juniores do Fluminense, o técnico Marcos Valadares assumiu na tarde desta quarta-feira o sub-20 do Palmeiras que, no início do mês, perdeu Diogo Giacomini para o Cruzeiro juvenil. Marquinhos, como é chamado, já havia conhecido a estrutura da Academia de Futebol 2, em Guarulhos, conversado com os dirigentes da base do Verdão e trocado informações com Giacomini. Nesta quarta, porém, teve o primeiro contato com o grupo de jogadores dois dias após a reapresentação – a equipe foi eliminada nas semifinais da Copa São Paulo de Juniores e teve um mês de férias.
A ideia do comando da base palmeirense é que Marcos Valadares mantenha a linha de trabalho de Giacomini, priorizando a formação técnica e cognitiva do jogador, com um estilo de jogo também semelhante. A novidade será uma integração ainda maior da base com os profissionais, com treinos do sub-20 realizados com frequência na Academia de Futebol, atividades coletivas e também troca de experiências.
O primeiro teste deste novo modelo de integração foi realizado na terça, com as categorias mais jovens, sub-15 e sub-17. O goleiro Fernando Prass, de 36 anos, foi o primeiro palestrante da “Resenha da Academia”, um evento que levará um atleta do profissional a compartilhar suas experiências com os jovens. No evento de abertura foi exibido um vídeo breve, com defesas, conquistas e grandes jogos de Prass. Na sequência, o veterano goleiro teve 30 minutos para falar sobre sua história.
Prass contou das dificuldades, como quando o Grêmio, clube onde foi revelado, o emprestou à Francana para jogar Série A2 do Paulistão, além de suas experiências na Europa, lesões, problemas e lutas com a camisa do Palmeiras. Depois do discurso, a Resenha foi aberta para perguntas das mais variadas por parte dos garotos do sub-17 e do sub-15. Prass foi questionado se já pensou em parar, como foi viver longe de casa, dimensão da influência de empresários e uma série de outros assuntos. O encontro ocorrerá uma vez por mês, com outros jogadores.
Além das palestras e dos treinamentos na Academia, a integração também passa pela boa vontade do técnico Oswaldo de Oliveira e da nova diretoria de futebol em dialogar com os dirigentes da base. Encontros entre Cícero Souza, gerente de futebol, e Erasmo Damiani, coordenador da base, têm sido constantes. A comissão técnica de Oswaldo também se interessa pelos relatórios elaborados pela equipe de Damiani, e o treinador até chegou a consultar Bruno Petri, técnico do sub-17, a respeito do atacante Gabriel Jesus, nova jóia do elenco profissional.
7293 visitas - Fonte: LanceNet!