A cidade de Quito, no Equador, será o cenário do duelo de ida das semifinais da CONMEBOL Libertadores entre LDU e Palmeiras, marcado para às 21h30 (de Brasília) nesta quinta-feira (23). Com uma altitude de 2.850 metros acima do nível do mar, jogar em Quito representa um desafio significativo para os clubes brasileiros, que frequentemente mencionam os efeitos adversos da altitude, como náuseas, dores de cabeça e cansaço, além da alteração na velocidade da bola, que se torna mais rápida devido à menor resistência do ar.
Contudo, as reclamações a respeito da altitude são justificáveis ou, na verdade, uma forma de desviar a responsabilidade por possíveis desempenhos insatisfatórios? Para Isaac Álvarez, presidente da LDU, a altitude realmente influencia o jogo, mas não deve ser um motivo de preocupação para times que estão bem preparados. "Não acredito que seja para choradeira, mas considero, como diz um slogan em El Alto, na Bolívia, que 'se joga onde se vive'. A altura de Quito pode ser um fator importante, claro, não é igual jogar ao nível do mar e a 2.850 metros. A história mostra que algumas equipes brasileiras conseguiram triunfar aqui", afirmou em entrevista exclusiva à ESPN.
Álvarez complementa, mencionando que o Brasil, campeão da Copa América feminina, jogou todo o torneio em Quito, evidenciando que equipes bem preparadas conseguem lidar com as adversidades da altitude. "Quando as equipes estão bem preparadas, são sólidas, a altitude não é algo que preocupa no resultado final. Quito está neste lugar no mapa e para nós também ocorre de jogarmos em temperaturas altas, que são condições normais para cada equipe".
O Palmeiras, que enfrentou a LDU em Quito pela última vez em 2009, quando saiu derrotado por 3 a 2, tem mostrado um bom desempenho em altitudes recentes. Desde 2020, o Verdão disputou seis jogos sob essas condições, contabilizando cinco vitórias e apenas uma derrota, resultando em um aproveitamento de 83,3%. Essa única derrota ocorreu em 2023, para o Bolívar, em uma partida onde o técnico Abel Ferreira decidiu poupar titulares.
Os torcedores interessados em acompanhar o embate entre LDU e Palmeiras poderão assistir ao jogo ao vivo pela plataforma Disney+, a partir das 21h30 (de Brasília) nesta quinta-feira (23).
972 visitas - Fonte: espn
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Tensão no Palmeiras: Crise explode após vice da Libertadores e racha no vestiário
Reforço de peso! Palmeiras formaliza contrato profissional com promessa da base
Giay entra na lista de dispensa do Palmeiras e vira desejo de torcedores do Cruzeiro
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Palmeiras inicia reconstrução para 2025 e avalia saídas após temporada sem títulos
Volante de saída? Palmeiras tenta vender Emiliano Martinez a rival por milhões
LISTA DE REFORÇOS: Palmeiras revisa planejamento após 2025 frustrante e mira jogadores para 2026
Atlético-MG x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Zagueiro da Seleção é oferecido ao Palmeiras após perder espaço no PSG