O Palmeiras enfrenta um grande desafio para conseguir avançar à final da Libertadores. Após sofrer uma pesada derrota de 3 a 0 para a LDU, em Quito, o clube precisará realizar uma das remontadas mais impressionantes da história do torneio. Essa tarefa se torna ainda mais complicada, já que até hoje nenhum time brasileiro conseguiu reverter uma desvantagem de três gols no formato de mata-mata da competição.
De acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), apenas cinco equipes ao redor do mundo conseguiram se recuperar de uma derrota por 3 a 0 em jogos de ida. No século XXI, esse feito ocorreu apenas duas vezes. A primeira ocorrência foi em 1993, quando o Sporting Cristal, do Peru, venceu o El Nacional, do Equador, por 4 a 0. Outro exemplo é o Cerro Porteño, da Argentina, que em 1999 superou o Estudiantes de Mérida, da Venezuela, revertendo uma derrota inicial de 3 a 0 com uma vitória convincente de 4 a 0, o que desafia o tabu do Verdão.
Recentemente, em 2017, o River Plate protagonizou uma virada notável ao vencer o Jorge Wilstermann por 8 a 0 nas quartas de final, após ter perdido na ida por 3 a 0. Um feito similar ocorreu em 2012, com a Universidad de Chile, que virou um 4 a 1 contra o Deportivo Quito em uma vitória avassaladora de 6 a 0.
Por outro lado, o Palmeiras não está sozinho nessa luta. O São Paulo, em 1993, conseguiu uma virada histórica contra o Newell's Old Boys, depois de ter perdido por 2 a 0 e vencido por 4 a 0 em casa. A partida decisiva entre Palmeiras e LDU ocorrerá nesta quinta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. O time comandado por Abel Ferreira trabalhará arduamente para reverter a derrota e avançar para a final da Libertadores.
Palmeiras, LDU, Libertadores, 3 a 0, virada, IFFHS, tabu, Abel Ferreira.
3738 visitas - Fonte: lance
É difícil mas não é impossível! Vale lembrar que a LDU só tomou 5 gols nessa libertadores..