Nesta segunda-feira (8), o Flamengo apresentou uma contribuição técnica à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o objetivo de aprimorar e padronizar a qualidade dos gramados no futebol brasileiro. No documento enviado, o clube carioca propõe um Programa de Avaliação e Monitoramento da Qualidade dos Gramados, que visa elevar o padrão dos campos utilizados nas competições nacionais.
Um dos principais pontos abordados no ofício diz respeito ao uso de gramados sintéticos. O Flamengo argumenta que nenhuma nação que já conquistou a Copa do Mundo permite a utilização desse tipo de superfície, ressaltando que, atualmente, clubes como Atlético-MG, Athletico-PR, Botafogo, Chapecoense e Palmeiras fazem uso de grama sintética na Série A de 2026.
Além disso, o Rubro-Negro destaca a preocupação de diversos jogadores, incluindo Neymar, que se manifestaram contra os gramados sintéticos, evidenciando que vários estudos apontam para os riscos à saúde, como o aumento no número de lesões, decorrentes do contato com superfícies artificiais. Para mitigar esses problemas, o Flamengo sugere uma transição gradual do campo sintético para o natural, com prazo estabelecido até o final de 2027 para os clubes da Série A e até 2028 para os da Série B.
Durante esse período de transição, o clube sugere ainda a implementação de padrões mínimos para as equipes que utilizam gramados sintéticos. Por fim, o Flamengo reitera a importância de padronizar a qualidade dos gramados naturais, propondo o seguimento de normas estabelecidas pela FIFA e UEFA, além de sugerir padrões técnicos que possibilitem a verificação da qualidade desses campos.
Atualmente, não existe uma regulamentação específica para os gramados, sejam eles naturais ou sintéticos, no futebol brasileiro. Essas propostas são uma extensão da resposta do Flamengo ao pedido da CBF por contribuições relacionadas ao Regulamento Geral de Competições (RGC) e ao Regulamento Específico de Competições (REC) do Brasileirão 2026. O Flamengo agora aguarda a formalização do grupo de trabalho que irá discutir mais a fundo o tema, possibilitando debates que ocorram atempadamente antes do início da próxima temporada.
Nos próximos jogos, o Flamengo enfrentará o Cruz Azul no dia 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), na Copa Intercontinental.
717 visitas - Fonte: Verdão Web
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Briga pesada? Leitura labial revela esporro de Marlon Freitas em companheiro de equipe do Palmeiras
Atlético-MG x Palmeiras: onde assistir
Palmeiras ganha reforços e tem apenas Paulinho como desfalque no elenco
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
GOOOOOOOOOOOOOL! VERDÃO AMPLIA NO CLÁSSICO!
Joia de saida? Time da Itália avança com proposta milionária por defensor e promessa do Palmeiras
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Estado de Sítio não é Roque ??....kkkk
Esse Flamerda nem estádio tem e vem querendo pressionar a CBF sobre gramado! Vai tomar no CU, sem estádio..
BOA TIME SEM ESTÁDIO SÓ GANHA CAMPEONATO ROUBANDO
vão ter estádio