O desempenho de Abel Ferreira em 2025 ficou aquém das expectativas, resultando em um ano sem conquistas. Apesar de não ter levado nenhum título, ele superou Filipe Luís no ranking dos melhores treinadores do mundo, alcançando a 9ª posição em uma eleição promovida pela IFFHS. O treinador do Palmeiras, que teve um ano marcado por altos e baixos, viveu momentos conturbados, especialmente após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil e a derrota no Paulistão.
Após enfrentar dificuldades e críticas da torcida, Abel conseguiu reagir e conduzir sua equipe até a final da Libertadores, além de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Palmeiras acabou finalizando a temporada como vice-campeão em ambas as competições, enquanto o Flamengo se destacou ao conquistar todos os títulos disponíveis. A situação tornou-se ainda mais desafiadora devido ao investimento significativo de cerca de R$ 700 milhões em novos jogadores.
Por outro lado, Filipe Luís viveu uma temporada excepcional, consolidando-se na história do Flamengo. O jovem treinador conseguiu conquistar seis títulos em 2025, incluindo a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca, a Libertadores, o Brasileirão, o Dérbi das Américas e a Copa Challenger. Desde que assumiu o comando do time profissional em outubro de 2024, Filipe já conquistou um total de sete taças, incluindo a Copa do Brasil do ano anterior. Com um desempenho tão expressivo, ele está próximo de renovar seu contrato com o clube carioca, dando continuidade a um projeto ousado e promissor.
O ranking dos melhores treinadores do mundo é liderado por Luis Enrique, do PSG, seguido por Enzo Maresca, do Chelsea, e Hansi Flick, do Barcelona. Curiosamente, Pep Guardiola, do Manchester City, não fez parte do top 10. Confira abaixo a lista dos dez principais treinadores da atualidade:
1. Luis Enrique – PSG
2. Enzo Maresca – Chelsea
3. Hansi Flick – Barcelona
4. Vincent Kompany – Bayern de Munique
5. Mikel Arteta – Arsenal
6. Antônio Conte – Napoli
7. Simone Inzaghi – Inter de Milão/Al-Hilal
8. Xabi Alonso – Bayer Leverkusen/Real Madrid
9. Abel Ferreira – Palmeiras
10. Filipe Luís – Flamengo & Krunoslav Jurcic – Pyramids
No total, apenas três treinadores não europeus chegaram entre os dez primeiros: Abel Ferreira, Filipe Luís e Krunoslav Jurcic.
1089 visitas - Fonte: Verdão Web
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Palmeiras avalia investir €6 milhões por destaque da Argentina e planeja mudança no ataque
Palmeiras se anima com Almada e avalia oferta milionária por campeão mundial
Provável escalação! Palmeiras finaliza preparação para enfrentar a Portuguesa e conta com desfalques! Confira
BOMBA: Revelação do Palmeiras entra no radar do PSG
Plano B? Palmeiras define meia argentino como alternativa caso Thiago Almada não venha
GOOOOOOOOOOOOOL! Palmeiras marca e sai na frente em estreia no Paulista
Rivalidade sem trégua: Flamengo entra no negócio e dificulta sonho do Palmeiras por Thiago Almada
Craque chegando? Palmeiras avança em contratação milionária de John Arias
Rumor de Paquetá no Flamengo faz Palmeiras reavaliar estratégia na janela
FIM DE JOGO! Palmeiras goleia o Remo e avança de fase na Copa São Paulo