Gabriel Leite, Chistopher, Gabriel Jesus e Guilherme fizeram intercâmbio em janeiro. Jesus ficou (Foto: Divulgação)
O Palmeiras começou a colocar em prática nesta quinta-feira o que chama de "integração total" entre base e profissional. O time sub-20, comandado pelo técnico Marcos Valadares, treinou na Academia de Futebol e foi atentamente observado pelo gerente de futebol Cícero Souza, pelo técnico Oswaldo de Oliveira e pelos auxiliares Alberto Valentim e Fernando Miranda.
Os garotos continuarão trabalhando diariamente no CT de Guarulhos, que funciona só para atender a base, mas irão semanalmente ao centro de treinamentos dos profissionais. A intenção é que eles se familiarizem com o espaço, conheçam os jogadores do time principal e comecem a ter contato com os funcionários.
- No Palmeiras temos integração total entre base e profissional. Estamos consolidando quatro ideias básicas: administrativa, técnica, captação e transição. O treinador do sub-20 tem portas abertas para assistir a jogos com a comissão do profissional, e a Academia de Futebol também está sempre aberta à base. Isso faz parte do processo de transição - disse Cícero Souza.
Outras medidas de integração também foram adotadas e já fazem parte do dia a dia no Palmeiras, como as reuniões e encontros semanais entre as comissões técnicas e gerentes da base com o profissional.
O intercâmbio de atletas em treinamento por dez dias no time principal tem sido realizado desde janeiro, e terá uma nova etapa no fim de março. Além disso, o clube realiza um trabalho científico com padronização de números e valências a serem alcançadas.
Os principais valores da equipe sub-20 já trabalharam entre os profissionais algumas vezes. São os casos do lateral-direito Léo Cunha, do lateral-esquerdo Guilherme, dos meias Juninho e dos meias Juninho, Chistopher e Gabriel Leite.
4593 visitas - Fonte: Lancenet!