Palmeiras perdeu, mas pode ter um bom 2015 pela frente (Foto: Ari Ferreira)
A frustração pelo vice-campeonato é grande, ainda mais depois de sair na frente nas finais do Paulista, mas o Palmeiras sai muito fortalecido do Estadual. Apesar das várias contratações e a montagem de um novo grupo, os jogadores se entenderam rapidamente, e o time voltou a passar uma confiança que nos últimos anos não se via.
Principalmente nos clássicos, um tormento recente para o Verdão, a equipe voltou a jogar contra os rivais de igual para igual, e realizou alguns de seus melhores jogos da temporada nestes embates. Mesmo na derrota por 2 a 1 na Vila Belmiro, o Verdão mostrou força para levar o jogo aos pênaltis.
Há cinco meses, o Palmeiras esteve muito próximo de cair, e cinco meses depois já teve bons avanços em sua reformulação. Ainda assim, há espaço para o Palmeiras de Oswaldo crescer. Este time chegará ao ideal pensado por seu comandante a partir do Campeonato Brasileiro.
Egídio, jogador com potencial para ser titular, não pôde estrear até agora, pois o Dnipro (UCR) ainda não liberou os documentos para regularizá-lo. O camisa 66 será uma boa opção para a lateral esquerda, que hoje tem Zé Roberto como titular, e Victor Luis como reserva.
Cleiton Xavier, também, não atingiu o seu ápice físico, mas a partir do Brasileiro conseguirá jogar 90 minutos. Será uma tarefa árdua saber quem tirar para a entrada do CX8, imaginando-se que o time ideal do Verdão terá Valdivia.
O Mago é um ponto de interrogação para o restante do ano: seu contrato é válido até agosto, e as negociações entre as partes pararam por conta do foco nas decisões do Paulista.
Oswaldo diz que a novela pode chegar ao fim nesta semana. Depois de rusgas durante as primeiras discussões, Verdão e o camisa 10 vão se acertar?
Com Alexandre Mattos no comando do futebol, mesmo que a base do grupo seja mantida, é quase impossível imaginar que o Palmeiras não trará reforços - diretoria e comissão técnica vão se reunir para tratar do assunto também nos próximos dias.
Independente disto, esta equipe já mostrou que irá brigar por mais do que se salvar no Brasileiro. É a chance para ratificar que os tempos de mediocridade acabaram no Palmeiras.
O QUE PODE MUDAR O TIME
Egídio
Chegou em abril, mas ainda nem foi regularizado, pois o Dnipro (UCR) não liberou sua documentação. Sua entrada pode até fazer Zé Roberto virar mais uma opção para o meio de campo no restante do ano.
Lesionados
Passaram o Estadual inteiro no departamento médico os atacantes Leandro e Mouche. Os dois, porém, dificilmente terão oportunidades, e ao menos o primeiro pode ser negociado. O lateral-esquerdo João Paulo também voltará no Brasileiro, após romper todos os ligamentos do tornozelo.
Cleiton Xavier
Oswaldo de Oliveira diz que o meia ainda não é titular por conta de sua condição física. Alega que, quando o camisa 8 estiver pronto, “irá iniciar todos os jogos”. Sofre por conta do tempo que ficou parado (não jogava desde o fim de 2014).
Tobio e Alan Patrick
Ainda estão retomando a melhor forma. Os dois chegaram a ser titulares durante o Paulista, mas perderam espaço graças a lesões. Ambos voltaram a atuar apenas na última semana, e não disputaram boa parte da fase decisiva do Paulistão.
5892 visitas - Fonte: Lancenet!