Marcelo Oliveira acumula problemas no Verdão (Foto: Rodrigo Faber)
Após dois dias de folga, o elenco do Palmeiras volta aos trabalhos na tarde desta quarta-feira, na Academia de Futebol. Classificado às semifinais da Copa do Brasil e com objetivo de retornar ao G-4 do Campeonato Brasileiro, o técnico Marcelo Oliveira inicia a preparação do time visando a sequência mais importante da temporada com problemas e dúvidas na montagem da equipe.
Com desfalques importantes, queda de produção e atletas no departamento médico, o Verdão terá obstáculos a serem superados fora de campo. E tudo isso durante uma sequência de jogos importantes, com duelos que valem uma vaga na decisão no torneio mata-mata e uma briga direta por uma vaga na zona de classificação para a Taça Libertadores da América.
NOVA MARATONA
O Palmeiras terá uma semana livre para treinar antes de voltar aos gramados no dia 14, quando recebe a Ponte Preta na arena. Depois do confronto com a Macaca, serão outros cinco jogos até o dia 1º de novembro. No período, o Verdão vai duelar com o Fluminense por uma vaga na final da Copa do Brasil e também terá uma briga direta pelo G-4 do Brasileiro, quando pega o Santos, na Vila Belmiro.
alerta defensivo
Depois de testar quase todas as opções disponíveis no elenco - apenas Nathan não teve sequência na defesa em 2015 -, Marcelo Oliveira definiu a dupla de zaga titular do Palmeiras com Jackson e Vitor Hugo. Mas a irregularidade de todo o sistema defensivo tem prejudicado a equipe. Depois da goleada de 5 a 1 sofrida contra a Chapecoense, no domingo, Fernando Prass voltou a ligar o alerta no clube e cobrar um rendimento melhor para a reta final da temporada. Nas últimas 20 partidas, o Verdão deixou o campo sem sofrer gol apenas duas vezes.
convocados
O lateral-direito João Pedro e os atacantes Gabriel Jesus e Lucas Barrios vão se ausentar da Academia de Futebol até a próxima semana. O paraguaio, que vem de uma grande sequência de jogos e ainda trabalha para estar 100% fisicamente, defende seu país nas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, contra Venezuela, dia 8, e Argentina, dia 13. Já os garotos revelados pelas categorias de base do Verdão disputarão dois amistosos com a seleção olímpica, contra República Dominicana, dia 9, e Haiti, dia 12, em Manaus.
Após um rápido sucesso entre os palmeirenses, Gabriel Jesus caiu de produção nas últimas partidas. Com apenas 18 anos, o atacante é tratado como joia no clube e tem recebido atenção especial de Marcelo Oliveira. Mas, a tendência é que ele, assim com o João Pedro e Barrios, fique novamente à disposição da comissão técnica palmeirense somente depois da partida contra a Ponte Preta, no dia 14.
volantes
Sem Gabriel, o Palmeiras viu seu sistema de marcação no meio de campo voltar a crescer de produção com a dupla Thiago Santos e Arouca. A solução, porém, agora vira uma grande dor de cabeça para Marcelo Oliveira. Por já ter atuado na Copa do Brasil pelo América-MG, Thiago Santos não pode disputar as semifinais do torneio.
Para piorar, Arouca, que vinha de uma lesão muscular na coxa esquerda, deixou a partida contra a Chapecoense com dores e, submetido a exames, teve detectada uma desinserção (desprendimento) muscular na região posterior do joelho direito e virou desfalque por tempo indeterminado. Ele, aliás, corre o risco de ficar fora das partidas contra o Fluminense.
Sem os dois, o Verdão teria de apostar em Amaral e Andrei Girotto, ou voltar a improvisar no setor com Zé Roberto, Robinho ou Lucas.
desfalques
Além do problema vivido por Arouca e da ausência do trio de convocados, o Palmeiras terá mais desfalques nas próximas partidas. Jackson e Egídio receberam o terceiro cartão amarelo contra a Chapecoense e não enfrentarão a Ponte Preta. No setor de criação, mais dúvidas. Em fase de recondicionamento físico, Cleiton Xavier, que sentiu a panturrilha quando se recuperava de uma lesão na coxa, ainda não tem previsão de retorno. Fellype Gabriel, que não participa de uma partida profissional desde agosto do ano passado, tem sido relacionado, mas ainda não estreou pelo Verdão. A boa notícia serão os retornos de Zé Roberto e Robinho, que treinaram em dois períodos no CT alviverde mesmo durante a folga e devem ser liberados.
3858 visitas - Fonte: Globo Esporte