Quem é quem nos gols em jogadas aéreas do Verdão (Foto: GloboEsporte.com)
O Palmeiras é líder absoluto de eficiência em jogadas aéreas do Campeonato Brasileiro. Rodada após rodada, espalhou o caos aéreo pelo Brasileirão. Nenhuma outra equipe fez mais gols a partir de jogadas pelo alto: foram 26 gols até a rodada #29. Um trabalho praticado e bem executado pelo mesmo profissional nos últimos anos. Não se pode exclusivar os louros dessa bem-sucedida forma de atuar ao técnico Marcelo Oliveira. Mas certamente a sua parcela de responsabilidade é enorme. Vem sendo assim desde os tempos de Cruzeiro.
Campeão brasileiro de 2013 pelo clube mineiro, o técnico Marcelo passou a planejar o que seria necessário para manter a Raposa como uma equipe vencedora. A contratação do atacante Marcelo Moreno agregou à equipe o pouco que faltava: se tornar mortal no jogo aéreo. Garantiu dessa forma o bicampeonato em 2014. Contratado pelo Palmeiras em 2015 ao lado do executivo Alexandre Mattos, já tinha a receita pronta, bastava trabalhar muito para colocá-la em prática.
Para uma melhor ideia do estresse que o tráfego aéreo palmeirense desencadeia sobre as defesas, o Espião Estatístico reuniu em um infográfico as 146 finalizações conseguidas pelo Verdão até aqui no campeonato nacional.
As linhas verdes representam as jogadas com gols, as amarelas, as finalizações defendidas, e as vermelhas, as erradas
Se você considera difícil entender o que está se passando na imagem acima, talvez seu sentimento esteja muito próximo do que sentem aqueles que enfrentam o ataque alviverde. Foram 12 bolas levantadas curtas (balõezinhos), 44 cruzamentos, 40 escanteios, 22 faltas levantadas, 21 lançamentos e sete laterais longos em direção à área que resultaram em finalizações de cabeça ou com os pés, de forma direta, com auxílio de uma assistência ou apanhando uma rebatida mal realizada pela defesa adversária. Difícil anular a estratégia verde.
Os 26 gols marcados pelo Palmeiras a partir de jogadas aéreas. Os pontos percorridos pela bola são aproximados
9306 visitas - Fonte: Ge