Marcelo Oliveira orienta o time do Palmeiras contra o Cruzeiro
O Palmeiras saiu do Maracanã nesta quarta-feira derrotado, mas não reclamou do resultado. Perder por 2 a 1 com um gol fora de casa na primeira partida das semifinais da Copa do Brasil foi até visto de forma positiva – afinal de contas, o time alviverde perdia por 2 a 0 e se não sofrer um gol na semana que vem, no Allianz Parque, se classifica à final com uma vitória simples.
Isso, entretanto, não funciona tão bem na prática: não sofrer gol, seja em casa ou fora, tem sido uma realidade distante – e cada vez mais rara – no Palmeiras.
Das últimas 22 partidas que disputou, o alviverde sofreu gol em 21 – a única na qual sua defesa passou ilesa foi uma vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense, no Allianz Parque, no dia 12 de setembro. Ou seja, caso sofra pelo menos um gol, terá que marcar ao menos três para se classificar.
A falta de estabilidade defensiva coincide com a lesão de Gabriel, diante do Atlético Paranaense, no dia 2 de agosto. O Palmeiras vinha de vitórias sobre Santos (1 a 0) e Vasco (4 a 1). A partir dali, sofreu gol em 15 partidas pelo Brasileirão e cinco pela Copa do Brasil. Antes disso, o time de Marcelo Oliveira tinha sofrido gols em apenas dois de seus últimos oito jogos naquele período.
A defesa alviverde tem sido alvo de críticas nos últimos jogos, pelos gols sofridos, principalmente em bolas paradas. A zaga palmeirense, que chegou a estar entre as três melhores do Campeonato Brasileiro por 16 rodadas, não está mais nem entre as dez menos vazadas.
A "vantagem" trazida pelo gol fora de casa marcado nesta quarta pode ser facilmente anulada caso o Fluminense balance as redes cedo no Allianz Parque. Marcelo Oliveira tem até a próxima quarta para preparar seus jogadores de modo a evitar isso. E no quesito marcar gols, isso é um alento.
A equipe de Marcelo Oliveira tem o terceiro melhor ataque do Brasileiro e mostra nos números que marcar pelo menos três gols (caso leve ao menos um tento do time carioca) não é tarefa difícil por sua vocação. Só na Copa do Brasil já conseguiu fazer pelo menos três tentos por quatro vezes (contra Conquista, Sampaio Correa, Cruzeiro e Internacional). No Brasileirão, já fez isso 9 vezes (contra Avaí, duas vezes, Grêmio, Fluminense, Corinthians, Joinville, Flamengo, Vasco e São Paulo).
11847 visitas - Fonte: UOL Esportes