Fernando Prass em ação durante treino do Palmeiras realizado em Atibaia
A tarefa do Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro não é fácil. Na décima posição, com 48 pontos, o time alviverde está a seis pontos do G-4 e precisa de uma virada histórica para alcançar as primeiras posições na tabela. Nessa situação adversa, o time atual pode se espelhar na campanha do clube em 2005.
Para tirar a diferença, o time terá de repetir a façanha na reta final daquela edição. Naquela oportunidade, a diferença para o primeiro time na Libertadores era exatamente a mesma a quatro rodadas do fim do campeonato: o Palmeiras estava seis pontos atrás do Goiás (61 pontos contra 67).
O time de Emerson Leão, então, venceu o Juventude em casa por 3 a 2 e a Ponte Preta em Campinas (6 a 2). O Goiás, por sua vez, bateu o São Paulo por 3 a 0 e acabou derrotado pelo Juventude (2 a 1). Além disso, o Fluminense, que estava sete pontos à frente do Palmeiras, na terceira colocação, perdeu duas partidas seguidas.
Na sequência, perdeu para o Inter por 2 a 1 no Beira-Rio. A equipe alviverde, porém, contou com mais um revés do Fluminense, enquanto o time goiano ficou no empate por 0 a 0 com o Flamengo.
Com os resultados, o Goiás assumiu a terceira posição, com 71 pontos. O Fluminense ocupava a quarta colocação, com 68, apenas um ponto a mais que o Palmeiras. Na última rodada, em confronto direto disputado no Palestra Itália, levou a melhor sobre os cariocas, de virada, por 3 a 2, com dois gols nos últimos minutos.

Atacante Washington marcou um dos gols do Palmeiras na vitória diante do Fluminense
Atual cenário
O Palmeiras ainda pode conquistar a vaga na Libertadores via Copa do Brasil. As finais contra o Santos serão disputadas nos dias 25 de novembro, na Vila Belmiro, e 2 de dezembro, no Allianz Parque.
Se for derrotado, resta buscar a vaga no Brasileirão. Além de tirar seis pontos em relação ao Santos, o Palmeiras precisa superar mais cinco times: Ponte Preta (50 pontos), Cruzeiro (51), Sport (52), Inter (53) e São Paulo (53). O cenário parece bastante desfavorável, mas o time alviverde pode se beneficiar após confrontos diretos na última rodada.
O Inter, por exemplo, recebe o Cruzeiro no Beira-Rio, Já a Ponte enfrena o Sport em Campinas. O São Paulo, por sua vez, tem dois confrontos complicados na reta final do campeonato, contra Atlético-MG, no Morumbi, e Corinthians, em Itaquera.
O Palmeiras ainda tem um confronto direto, diante do Cruzeiro, no Allianz Parque. Se chegar à quinta posição, o time alviverde terá de torcer para o Santos sustentar a quarta colocação na tabela. Dessa forma, os cinco primeiros colocados do Campeonato Brasileiro se garantem na Libertadores.
Nesta quarta-feira, às 21h, a equipe do técnico Marcelo Oliveira mede forças com o Atlético-PR, em Curitiba. Nas duas últimas rodadas, o clube paulista enfrenta o Coritiba com o apoio da torcida e sai para pegar o Flamengo, em local ainda não definido pela CBF.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR X PALMEIRAS
Data: 18/11/2015
Horário: 21h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (35ª rodada)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias e Helcio Araujo Neves (ambos do PA)
ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Kadu, Wellington e Roberto; Otávio, Barrientos, Sidcley, Marcos Guillherme, Nikão; Walter. Técnico: Cristóvão Borges.
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Amaral, Matheus Sales, Dudu, Robinho e Rafael Marques (Gabriel Jesus); Cristaldo. Técnico: Marcelo Oliveira
6168 visitas - Fonte: UOL