Palmeirense Fernando Prass pode ter que enfrentar o santista Ricardo Oliveira nos pênaltis (Foto: Marcos Ribolli)
Como na decisão do Campeonato Paulista, Palmeiras e Santos poderão decidir o título da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, nos pênaltis. Isso acontecerá se o Verdão bater o rival alvinegro por um gol de diferença, em sua arena, já que perdeu por um gol na Vila Belmiro, quarta passada. O jogo começa às 22 horas (de Brasília).
Na final estadual, o Peixe foi campeão ao vencer a disputa por penalidades por 4 a 2, na Vila Belmiro. David Braz, Gustavo Henrique, Victor Ferraz e Lucas Lima converteram suas cobranças e viram os palmeirenses Rafael Marques e Jackson errarem: o goleiro Vladimir defendeu o chute do atacante no canto direito baixo, e o zagueiro acertou o travessão.
É justamente o triunfo naquela ocasião que deixa os santistas com melhor aproveitamento em pênaltis em 2015 do que o rival. A diferença, porém, é mínima. Na temporada toda, o Peixe teve 21 cobranças, com 15 gols marcados e seis desperdiçados (cinco defendidos e um no travessão). Um aproveitamento de 71%.
O Palmeiras teve 23 tentativas ao longo do ano: 16 gols e seis erros (três chutes defendidos, um por cima e três no travessão), totalizando 70% de aproveitamento.
Se não foi melhor do que o rival quando tinha a bola a favor, o Verdão tem números melhores quando Fernando Prass está debaixo da trave. O goleiro defendeu quatro cobranças (duas na semifinal do Paulista, contra o Corinthians, uma contra o Cruzeiro, no Brasileirão, e uma contra o Fluminense, na Copa do Brasil), contou com ajuda da trave uma vez e viu duas saírem. De 22 bolas, sete (ou 32%) não entraram.
Contra o Santos, foram batidos 11 penalidades diante de Vladimir e Vanderlei. A única defesa foi aquela feita pelo primeiro goleiro (atualmente reserva) na cobrança de Rafael Marques na decisão do Paulista. Além dessa e do erro de Jackson, apenas uma não entrou, também por ter tocado o travessão. Os adversários tiveram, portanto, 73% de aproveitamento diante da equipe alvinegra.


3405 visitas - Fonte: Globo Esporte