O meio campo do Palmeiras. Setor recheado, que no ano passando teve que recorrer a base e encontrou o belo jogador Matheus Salles. Entrou "só numa final" e deu conta do recado com facilidade. Brilhou mesmo. Foi gigante. Mas a salvação de 2015, é a opção de 2016. Diante do susto na temporada passada, Alexandre Mattos tratou de rechear o setor, que é de longe, o mais bem servido do elenco. Pra posição de volante são 6 nomes: Arouca, Gabriel, Jean, Matheus Salles...se eu parasse por aqui garanto que a torcida já estava satisfeita, mas ainda temos o bom Rodrigo e o "mordedor" Thiago Santos que fez boas partidas em 2015. Na parte mais ofensiva do setor as opções também não cessam: Robinho, Cleiton Xavier, Allione, Régis, Fellype Gabriel e Moisés. Além disso Érik, Rafael Marques, Jesus, Dudu, Luan e até Mouche (caso não seja negociado) podem exercer as funções, uns atuando por dentro e outros pelo lado do campo na linha de 3 que Marcelo tanto gosta.
Mas se o primeiro jogo fosse hoje? Como seria? Supondo que todos estivessem disponíveis acredito que Marcelo manteria o meio campo que encerrou o ano com Arouca e Salles e a linha de 3 com Jesus, Dudu e Robinho. Mas isso deve mudar ao longo do tempo. Confesso que eu gostaria de ver o time no 4-3-1-2 com Gabriel na frente da zaga, Arouca, Jean e Cleiton Xavier na função de 10 fechando o losango. Esse esquema daria mais proteção para Zé Roberto na lateral e deixaria Dudu flutuar por toda parte ofensiva e com menos função defensiva. Dessa forma, o Palmeiras jogaria protegido e caso saísse atrás no placar por exemplo, poderia se expor mais sacando um dos volantes e colocando Jesus ou Érik no jogo por exemplo.
Outra formação é manter o 4-2-3-1 com Gabriel e Arouca de volantes e mais a frente Dudu, Jesus e Cleiton Xavier. Nesse esquema, o trio ofensivo teria que ter um comprometimento maior com a marcação para não sobrecarregar a dupla de volantes.
Eu sinceramente prefiro no papel um time mais povoado no meio campo. Jean, Arouca, Gabriel e Cleiton Xavier dariam muito mais segurança defensiva ao time e com toda certeza mais qualidade na saída de bola. São jogadores extremamente técnicos, que sabem tratar a bola, seria o fim da ligação direta.
Matheus Salles foi sem dúvida brilhante na reta final de 2015, mas é preciso ter calma com o garoto. Como disse Alexandre Mattos, além de talentoso, para Salles fica muito mais fácil jogar quando você olha para o lado e vê o Arouca. Salles é o futuro do Verdão, provavelmente será nosso titular nas próximas temporadas, mas acho que em 2016 ele será uma opção para o time titular, e isso não é demérito, pelo contrário, qualquer garoto queria estar no lugar dele.
Rodrigo e Thiago Santos também são bons jogadores e serão lapidados ao longo do ano já que com um calendário enorme do futebol brasileiro é certo que serão bem utilizados.
Agora é com o Marcelo Oliveira. O meio campo agora sim tem saída e com qualidade. Cabe ao nosso excelente treinador encontrar a melhor formação.
Eu já dei minha dica ao professor. E pra você? Qual o meio campo ideal pra 2016?
37308 visitas - Fonte: VerdãoWeb