Amistoso no Centenário fez Marcelo Oliveira acertar com Nacional em 82

22/1/2016 09:50

Amistoso no Centenário fez Marcelo Oliveira acertar com Nacional em 82

Técnico do Palmeiras atuou como meia no passado; neste sábado, ele reencontra o ex-clube em uma final amistosa, no mesmo estádio onde já garantiu contrato

Amistoso no Centenário fez Marcelo Oliveira acertar com Nacional em 82

Marcelo Oliveira foi meia do clube uruguaio na década de 1980 (Foto: Acervo pessoal)



O agora técnico Marcelo Oliveira demorou mais de 30 anos para voltar a trabalhar em um jogo no Centenário, em Montevidéu. Mas, só nesta semana, serão dois jogos no estádio, onde ele atuou muitas vezes como meia no passado, vestindo a camisa do Nacional. No sábado, o Palmeiras, seu time atual, enfrenta justamente o ex-clube, pela final de um quadrangular amistoso no qual estreou com vitória de 2 a 0 sobre o Libertad, do Paraguai, na quarta-feira.



O local e a circunstância desta passagem pela capital uruguaia o fazem lembrar de quando foi retirado às pressas, em 1982, do vestiário do lendário estádio – palco da primeira Copa do Mundo, em 1930. A diretoria do Nacional não quis esperar o dia seguinte para formalizar o empréstimo do então meia do Atlético-MG.



– Foi um amistoso do Nacional contra o San Lorenzo de Almagro (da Argentina), com o Centenário cheio. Só entrei faltando 25 minutos. Pensei que não daria para fazer nada. Acabei fazendo dois gols, ganhamos de 2 a 0. Do estádio, à meia noite, meia noite e meia, me levaram direto para assinar o contrato. Eu não tinha assinado ainda, e eles estavam com receio de o Peñarol tentar me contratar depois dos dois gols – disse Marcelo Oliveira, rindo, em entrevista ao GloboEsporte.com.



– Fiquei lá até 83. Tínhamos um time muito bom, era a base da seleção uruguaia, juntamente com o Peñarol. Tínhamos vários jogadores do time que tinha sido campeão mundial pouco tempo antes (em 80, derrotando o Nottingham Forest, da Inglaterra). O Nacional tem uma grande tradição, uma bela torcida – completou o treinador, que na época foi colega do então atacante Milton Cruz, atualmente membro da comissão técnica do São Paulo.



O único compatriota naquele time se tornou um grande amigo. Marcelo Oliveira eventualmente emprestava seu carro (um modesto Fiat 147) para Milton Cruz viajar de Punta del Este com a família, mas gostava mesmo de ajudá-lo com passes para gol.



– Dei várias assistências para ele (risos). Mas teve um jogo do Campeonato Uruguaio que nós vencíamos por 3 a 0, e saiu um pênalti. Eu era o batedor oficial. O Milton pediu se poderia bater, porque queria ser o artilheiro da competição. Olhei para trás, o técnico (o argentino Alfio Basile) estava muito distante. Falei: "bate aí". Ele bateu para fora. O que aconteceu depois? Castigo. A bola pune: 3 a 1, 3 a 2, 3 a 3. Levei uma bronca danada no vestiário. Até hoje eu cobro isso do Milton Cruz – diverte-se o comandante palmeirense.



Três décadas mais tarde, o ex-meia está de volta ao Centenário. Como técnico, Marcelo Oliveira já havia retornado ao Uruguai pelo Cruzeiro, mas não ao palco da final deste sábado, muito menos para enfrentar o ex-clube. Por coincidência, o Nacional, além de adversário na decisão do torneio quadrangular, será também rival do Palmeiras na fase de grupos da Taça Libertadores. Um rival complicado, como sabe o treinador.





Quando meia, ele foi tirado do vestiário do Centenário (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



– Estamos falando de 30 e poucos anos atrás, mas o Uruguai sempre foi forte. O futebol do Uruguai revela muitos bons jogadores, tem um futebol duro, com treinamentos muito fortes. Desde a base, encara-se essa garra, é da cultura. Pode ter certeza de que vamos enfrentar um time muito competitivo. O Nacional tem uma grande tradição, uma bela torcida.


7569 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade