Bloqueio nas triangulações, pressão e saída rápida: o nó de Cuca no Corinthians

4/4/2016 11:15

Bloqueio nas triangulações, pressão e saída rápida: o nó de Cuca no Corinthians

Bloqueio nas triangulações, pressão e saída rápida: o nó de Cuca no Corinthians

O Corinthians é uma das melhores equipes do Brasil, com um excelente técnico e um coletivo muito definido.



Isso não significa que o time é imbatível.



Nesse domingo, Cuca, em seu 6º jogo no Palmeiras, mostrou o caminho para bater o time de Tite: bloqueio nas triangulações, muita pressão e rápida troca de passes em direção ao gol. Receita muito semelhante à que o Guaraní e o próprio Palmeiras, com Oswaldo de Oliveira, aplicaram em 2015. O Alviverde se postou num 4-4-2 em linha, contra o 4-1-4-1 padrão do Corinthians.



A diferença foi a dinâmica. Quando Fágner recebia a bola, Zé Roberto, Egídio, Arouca e Alecsandro avançavam e sufocavam o camisa 23, impedindo que ele saísse com bola limpa. Na maioria das vezes, a pressão era tão grande que Gabriel Jesus recuperava, ou Cássio recebia e se via obrigado a recorrer à ligação direta - nada de cavadinha, é chutão mesmo!







Com a bola, o plano do Palmeiras era simples: trocar passes de forma muito rápida para deixar os jogadores corintianos para trás e apostar no pivô de Alecsandro para lançar Gabriel Jesus ou Egídio perto do gol (também chamado de terço final). A defesa do Corinthians - ficava quebrada com esse movimento rápido e muito vertical.







Pass salvou o pênalti, Dudu fez em falha de Cássio e o Palmeiras mostrou que nenhum time é imbatível. Há uma semana atrás, o torcedor pedia a demissão de todo mundo e reclamava de Egídio e Arouca (2 dos melhores no clássico). O elenco é ruim? Ou o coletivo, destroçado pelo péssimo trabalho do técnico anterior, influencia e muito no desempenho individual?



A atuação do Palmeiras não pode ser vista apenas sob o prisma da atitude, raça e coração. Claro, eles estiveram lá. Mas teve também equilíbrio mental, estratégia, coletivo, velocidade, coordenação de movimentos. Trabalho do técnico que os jogadores abraçam e a direção avalia diariamente, nas derrotas e vitórias.



Com esses 3 ingrediente e sem ouvir a pressão descabida do torcedor, o Palmeiras pode fazer uma temporada melhor.



VEJA TAMBÉM
- Abel Ferreira acionado na Fifa por descumprir pré-contrato com Al Sadd.
- Palmeiras teme perder trio para a Seleção: confira pré-convocados e panorama.
- Dono da Crefisa irritado com rumores de compra do Vasco: "Desnecessário!".





49383 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Independiente Del Valle

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena Barueri
0 X 2
Palmeiras
Atletico Paranaense