Palmeiras mostra variações táticas e frieza para vencer e avançar; análise

19/4/2016 07:39

Palmeiras mostra variações táticas e frieza para vencer e avançar; análise

Diante de um time bem montado, Verdão não é brilhante, mas eficiente. No segundo tempo, Cuca faz equipe variar formação e mata o jogo no contra-ataque

Palmeiras mostra variações táticas e frieza para vencer e avançar; análise

O Palmeiras não foi brilhante na vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo, na última segunda-feira, na arena, pelas quartas de final do Paulistão, mas mostrou variações táticas importantes, principalmente no segundo tempo, que acabaram confundindo a marcação do time adversário e garantindo o triunfo.



Embora tenha encarado um time que demonstrou alguma qualidade nas transições entre meio e ataque, o Verdão não passou sufoco. Cometeu algumas falhas de marcação no primeiro tempo, mas fez o suficiente para dominar a partida, marcar os gols e se garantir na semifinal da competição - o adversário será o Santos, na Vila Belmiro.

O Verdão começou o jogo um pouco desatento, errando alguns passes e com dificuldades para furar a marcação do São Bernardo. Logo, o time do ABC tomou o controle da partida e criou dificuldades para os donos da casa. Em rápidos contra-ataques, aproveitando-se de espaços na defesa palmeirense, o Bernô levou perigo.

O lance abaixo mostra falha de posicionamento da defesa palmeirense. No cruzamento da esquerda, os zagueiros do Verdão não estavam em suas posições. O gol só não saiu porque o atacante do São Bernardo não alcançou. Veja:



Aos poucos, o Palmeiras foi equilibrando as ações. Alecsandro se movimentava. Ora recuando para ajudar na armação de jogadas, como mostra a imagem abaixo...





Alecsandro mais recuado para ajudar a armação de jogadas; Gabriel Jesus fica como referência





...ora na função de centroavante:



Alecsandro mais adiantado, formando dupla de ataque com Gabriel Jesus



Foi como referência no ataque que Alecsandro abriu o placar, aos 35. Egídio cruzou da esquerda, e o atacante se antecipou e desviou para o gol.



No segundo tempo, uma mudança tática importante do técnico Cuca fez o Verdão controlar de vez o meio-campo, sem deixar brechas para o adversário. O treinador recuou Gabriel Jesus para formar um trio de meias com Allione e Robinho, deixando Alecsandro mais à frente. A formação do meio ficou assim:





No segundo tempo, Gabriel Jesus foi recuado, e o Verdão passou a atuar com três meias (Foto: GloboEsporte.com)



Cuca depois trocaria Robinho por Dudu e Alecsandro pelo estreante Róger Guedes. Nova mudança tática. Sem uma referência no ataque, o Verdão se retraiu para sair em velocidade nos contra-ataques, com Dudu, Róger e Gabriel prontos para o bote. Deu certo. Foi do trio a jogada do segundo gol.


8232 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade