Bola parada, três zagueiros, transição: o que Cuca espera ganhar com troca

27/4/2016 11:41

Bola parada, três zagueiros, transição: o que Cuca espera ganhar com troca

Chegada dos laterais Fabiano e Fabrício, em negociação surpreendente que levou Lucas e Robinho para o Cruzeiro, foi pensada e pedida pelo técnico do Palmeiras

Bola parada, três zagueiros, transição: o que Cuca espera ganhar com troca

Fabrício e Fabiano deixarão o Cruzeiro e irão para o Palmeiras, que cederá Robinho e Lucas





Em sua próxima entrevista coletiva, que deve ser ainda na tarde desta quarta-feira, na reapresentação do Palmeiras, Cuca será questionado sobre os motivos que o levaram a pedir as contratações dos laterais Fabrício e Fabiano. Os dois chegam numa troca que levará, também por empréstimo, o lateral-direito Lucas e o meia Robinho para o Cruzeiro. Foi o técnico palmeirense quem bancou a negociação.



A substituição mais simples é a de Lucas por Fabiano, que inicialmente trocarão de lugar apenas até o fim do ano. O primeiro, em queda de produção desde o segundo semestre do ano passado, vinha sendo reserva de Jean, um volante improvisado na direita e que agora voltará a ser aproveitado no meio-campo.



Com o reforço, a ideia é aumentar a sustentação defensiva. Fabiano subiria pouco ao ataque, região que Cuca planeja ocupar com Róger Guedes ou Erik. Eventualmente, ele seria uma espécie de terceiro zagueiro (sua posição de origem), liberando Egídio para atacar pela esquerda. Mais: com 1,88m (contra 1,70m de Jean ou 1,74m de Lucas), a marcação ganharia tamanho na bola parada.



A outra troca, questionada por grande parte da torcida, também aumenta a estatura do time (1,85m contra 1,70m) e foi baseada num pedido de Cuca. No entendimento da comissão técnica, Fabrício jogará na meia esquerda, setor em que Zé Roberto foi utilizado em alguns momentos. Numa comparação grosseira, Fabrício seria um Zé Roberto de 29 anos, com mais força física para a transição da defesa ao ataque.



Fabiano pode ser usado como lateral, enquanto Fabrício jogaria mais adiantado no time de Cuca





Além disso, o agora ex-cruzeirense (emprestado até o final de 2017) carrega mais a bola do que Robinho, que tenta muitos lançamentos e, apesar de ser o líder de assistências do Palmeiras na temporada, também erra bastante. Os erros frequentes na ligação fazem com que a equipe não tenha tanta posse de bola quanto Cuca gostaria.



Em comum, Lucas e Robinho tinham não somente a figura de líderes do elenco, mas também questionamentos a respeito do cuidado com a parte física. O lateral chegou a fazer treinos de reforço na Academia de Futebol, e o desempenho do meia (praticamente o único à disposição até a recuperação de Cleiton Xavier) era igualmente irregular nesse ponto.



Com características defensivas, Fabiano poderia compor a zaga; Fabrício ajudaria no apoio pela esquerda





Outra justificativa - que, como a de cima, talvez não seja externada pelo treinador e a diretoria - é a de que havia a necessidade de tirar o conforto do elenco. Uma negociação dessas, que tira um ex-capitão e um titular do grupo, é recado para que ninguém fique acomodado.



Até o próximo compromisso do Palmeiras, em 14 de maio, contra o Atlético-PR, na arena, pela estreia do Campeonato Brasileiro, serão duas semanas e meia de treinos na Academia de Futebol.



VEJA TAMBÉM
- GABRIEL JESUS PARA O MUNDIAL? Diretoria Alviverde de olho em provável saída do atacante do Arsenal
- Chelsea prepara oferta milionária por Estêvão, promessa do Palmeiras.
- Palmeiras busca penta na Copa do Brasil de olho em mais de R$ 90 milhões





46764 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras