Cuca esteve em Atibaia no começo do seu trabalho
(Foto: Rodrigo Faber)
O Palmeiras inicia nesta segunda-feira mais uma concentração em Atibaia, no interior de São Paulo, a cerca de 70 km da capital. Pela quarta vez em menos de um ano, o local é a aposta do clube para fortalecer a equipe às vésperas de um momento importante na temporada. Nas outras ocasiões, o retiro no interior deu certo.
No ano passado, Marcelo Oliveira chegou para assumir a vaga deixada por Oswaldo de Oliveira em junho. Após estrear com derrota para o Grêmio, em Porto Alegre, o treinador levou o grupo para um período de concentração em Atibaia para conhecer os atletas e reorganizar a equipe. Dentro de campo o resultado foi impressionante, com oito jogos de invencibilidade na sequência (sete vitórias e um empate).
No fim de 2015, a irregularidade palmeirense no Brasileirão fez a diretoria acender o sinal de alerta. E a solução para os problemas foi novamente um retiro no interior. Após perder para o Vasco em casa, o Verdão deixou a capital com um retrospecto negativo: na ocasião, o time vinha três vitórias, um empate e seis derrotas nas últimas dez partidas.
Na sequência, os números não melhoraram tanto: empates com Atlético-PR e Cruzeiro, e derrotas para Santos e Coritiba. Internamente, porém, há a certeza de que o período em Atibaia foi fundamental para conquista palmeirense na Copa do Brasil. Os jogadores chegaram até gravar um vídeo falando da certeza da conquista, confirmada semanas depois nos pênaltis contra o Santos.

Neste ano, o Verdão voltou ao hotel no interior após o momento de maior turbulência da temporada. Após perder as quatro primeiras partidas no comando da equipe, Cuca apostou em uma concentração de dois dias fora da capital.
Desde então, o Palmeiras não foi mais derrotado, mas acabou eliminado do Paulistão e da Libertadores. A atual sequência positiva é de sete jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e dois empates.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, na semana passada, o treinador destacou a importância de um período de concentração fora de São Paulo para o seu início de trabalho no clube.
– Lá é você e os jogadores. Você vai estar ali de manhã, de tarde e de noite, não vai fazer outra coisa a não ser interagir, ter um convívio maior. Lá vamos trabalhar em dois períodos. É ali que tuas ideias vão ser expostas, trabalhadas, incentivadas e entendidas pelos jogadores – disse.
O elenco do Palmeiras treina na manhã desta segunda-feira ainda em São Paulo. Depois do trabalho na Academia de Futebol, o grupo segue para Atibaia, onde permanece concentrado até sexta-feira. No sábado, o Verdão estreia no Brasileirão contra o Atlético-PR, às 16h, na arena.
5682 visitas - Fonte: Globoesporte.com