Cuca ganha opções para escalar o Verdão
(Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)
O Palmeiras finaliza nesta semana a preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro – sábado, às 16h (horário de Brasília), contra o Atlético-PR, na arena do Verdão. O técnico Cuca disse na última sexta-feira que já tem um time pronto na cabeça. Ou seja, ele utilizará o tempo em Atibaia para dar entrosamento à equipe que iniciará a busca pelo título nacional.
Desde que foi ao interior paulista para concentração pela última vez, o Palmeiras não perdeu mais. Goleado por 4 a 1 pelo Água Santa, no Paulistão, o Verdão partiu para um retiro em Atibaia e, de lá para cá, acumula cinco vitórias e dois empates. A eliminação no Paulista, na semifinal, se deu nos pênaltis, após empate com o Santos no tempo normal. Na Libertadores, o time caiu na fase de grupos.
Após mais de duas semanas dedicadas apenas aos treinamentos, o GloboEsporte.com analisa cada um dos setores do time do Palmeiras. Quem é favorito para ser titular, quem está em baixa, possíveis formações...
Leia abaixo a avaliação completa.
DEFESA
Fabiano é novidade do Palmeiras para o Campeonato Brasileiro (Foto: Felipe Zito)
O lateral-direito Fabiano foi contratado e tem chance de ser titular. Na esquerda, Egídio vive bom momento e não tem muita concorrência (Victor Luis foi para o Botafogo; Fabricio e Zé Roberto devem ser mais utilizados no meio).
A maior dúvida está na zaga: quem vai formar dupla de zaga com Vitor Hugo? Thiago Martins vinha sendo escalado, mas ele passará a sofrer a concorrência do colombiano Yerry Mina, que chega no fim do mês. Edu Dracena se recupera de um problema físico, e Leandro Almeida pode ser negociado. Nathan já foi emprestado para o Criciúma.
A ideia de Cuca é ter um setor defensivo alto e com possibilidade de variação. O lateral Fabiano, ex-Cruzeiro, tem 1,88m e começou a carreira como zagueiro. Por ter características defensivas, ele pode representar uma mudança para o 3-5-2 durante as partidas. Tal esquema já foi adotado pelo treinador no Palmeiras uma vez, no empate em 3 a 3 com o Rosario Central na Argentina, e agradou.
Fabiano pode ficar com a vaga de Jean na lateral direita (Foto: Reprodução)
Com Fabiano, Cuca pode ter variação para um time com três zagueiros (Foto: Reprodução)
ZAGUEIROS
Jean deve voltar a atuar como volante no Brasileiro (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)
É o setor com maior concorrência. A disputa, que tinha Gabriel, Arouca e Matheus Sales como favoritos, deve aumentar: Jean provavelmente voltará a ser utilizado no meio (ele disputou o Paulistão como lateral-direito) e Moisés já foi liberado para treinar com bola. Thiago Santos e Rodrigo, que sequer estreou, hoje são as últimas opções entre os volantes.
Com o grupo reforçado, Cuca tem a oportunidade de ter uma equipe eficiente na marcação e rápida na saída de bola para o ataque. Se houver necessidade, o treinador pode recorrer a um time mais retrancado, com três volantes.
Tchê Tchê, destaque do Audax, também deverá se juntar ao grupo em Atibaia e surge como opção para vários setores. Ele já atuou como lateral, volante e meio-campista – fato que pode aumentar suas chances logo no início da trajetória pelo Palmeiras.
Gabriel e Jean podem formar dupla de volantes. Matheus Sales e Arouca são opções
Com Moisés mais recuado, Palmeiras pode atuar também com três volantes
MEIAS
Chegou a hora de Cleiton Xavier no Verdão?
(Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)
Sem Robinho, que foi para o Cruzeiro, o Palmeiras conta atualmente com um camisa 10 de origem no elenco: Cleiton Xavier. Fabricio e Zé Roberto também são opções para o meio, mas a ideia de Cuca é ter os dois atuando mais pelos lados do campo.
Allione, que também era opção de velocidade pelos lados, operou o joelho esquerdo e só deve retornar ao time em junho. Com qualidade de passe e boa chega ao ataque, Moisés pode ser aproveitado na armação. Já Régis, que atuou apenas quatro vezes em 2016, deverá ser negociado.
Vitinho, promovido da equipe sub-20, deve ser utilizado com cautela por Cuca. Destaque das categorias de base do Palmeiras, o jogador continua o processo de transição, sendo utilizado pelo departamento de futebol amador quando necessário.
Palmeiras pode variar para o 4-1-4-1, com mais qualidade no meio-campo
Cleiton Xavier pode jogar centralizado, como único armador
ATACANTES
Gabriel Jesus cresceu de produção com Cuca (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
A disputa promete ser muito acirrada. Gabriel Jesus divide a artilharia do ano com Alecsandro – cada um marcou nove gols até o momento. Ambos devem manter suas vagas na equipe titular no início do Brasileirão. Alecsandro, inclusive, ganhou pontos com Cuca por atuar também como meio-campista, mais recuado. O técnico tem ressaltado cada vez mais a necessidade de atletas polivalentes para formar a equipe.
Dudu, que ainda se recupera de lesão muscular, dificilmente perderá espaço na formação principal. Outro em alta com Cuca é Róger Guedes. O garoto de 19 anos, contratado do Criciúma, fez apenas duas partidas, mas chamou a atenção pela velocidade e por não sentir o peso da camisa alviverde nos primeiros minutos jogando pelo clube.
Cristaldo e Barrios disputam vaga com Alecsandro e terão trabalho para retomar um lugar na formação principal. Na última sexta-feira, porém, o treinador afirmou que o paraguaio terá oportunidade. Rafael Marques e Erik também estão em baixa.
Por fim, a última opção de Cuca é Luan. Após longo período afastado devido a uma cirurgia, o atacante treina normalmente, mas não deve entrar nos planos para a disputa do Brasileirão. No ano passado, ele renovou contrato até o fim de 2017, a pedido de Marcelo Oliveira, que acabou demitido três meses depois.
Com Gabriel Jesus e Dudu, Cuca pode montar um time rápido e ofensivo
Róger Guedes pode ser opção de velocidade, com Gabriel Jesus e Alecsandro centralizados,
19830 visitas - Fonte: Globoesporte.com