O Palmeiras de Cuca voltou a Atibaia, local em que Paulo Nobre se empolgou em 2014 (Foto: Felipe Zito)
Atibaia, junho de 2014. Contratado em maio daquele ano, o técnico Ricardo Gareca aproveitava a folga no calendário de jogos por causa da Copa do Mundo para preparar o Palmeiras para a disputa do Campeonato Brasileiro. Com reforços de Allione, Tobio e Mouche - Cristaldo chegaria ao clube semanas depois -, o argentino começava a montar o seu time, dando algumas perspectivas positivas ao torcedor.
No dia 25, uma goleada por 6 a 0 contra o Barueri deixou todos esperançosos de que o trabalho seria bem conduzido. Na época, o presidente Paulo Nobre visitou o time no hotel no interior paulista e se mostrou animado com o desempenho palmeirense.
A imagem da home palmeirense no GloboEsporte.com com a chamada "Empolgou" viralizou na internet e virou meme nas redes sociais. Isso tudo porque, para o dirigente, seria difícil ganhar do Verdão daquele dia em diante. Mas não foi preciso nem uma semana para tudo começar a mudar no clube.
Ainda em Atibaia, o Palmeiras encerrou sua preparação com uma derrota em jogo-treino com o Guarani - Bruno César e Diogo foram expulsos da atividade. Treze jogos depois, Gareca foi demitido com um péssimo retrospecto: quatro vitórias, um empate e oito derrotas. Dorival Júnior assumiu, mas só conseguiu livrar o Verdão do rebaixamento na última rodada do Brasileirão, contando com ajuda do Santos, que venceu o Vitória, em Salvador.
Dois anos depois, o torcedor palmeirense voltou a se empolgar. Curiosamente na mesma cidade, no mesmo hotel e novamente com um jogo-treino contra o Guarani no meio do caminho. As coincidências, porém, param por aí.
Imagem da home alviverde viralizou na internet em 2014, com a briga do Palmeiras contra o rebaixamento
O Verdão vive uma realidade completamente diferente em 2016. Campeão da Copa do Brasil no ano passado, o time voltou a conviver com a cobrança de ser protagonista e candidato aos títulos. Mesmo após a campanha decepcionante na Libertadores, que eliminou a equipe ainda na fase de grupos, Cuca não se escondeu e assumiu a responsabilidade ao afirmar que o seu time seria campeão nacional. E há razões para acreditar nisso.
Após a eliminação no Paulistão, a comissão técnica aproveitou a folga de quase dias para promover uma quase pré-temporada com o elenco. Além da parte física e tática, o treinador promoveu uma reformulação interna e remontou o elenco nas características que acredita ser fundamentais para a sequência alviverde no ano. No jogo-treino contra o Guarani, desta vez uma goleada por 6 a 2.
Com um grupo numeroso, jogadores experientes e jovens promissores, o Palmeiras teve tempo de preparar o grupo para o Brasileirão. Tudo para que o desempenho do time motive um futuro meme na história do clube. Desta vez, positivo e motivo de orgulho entre os torcedores. Vai empolgar?
12459 visitas - Fonte: Globoesporte.com