O que o torcedor do Palmeiras pode ver de diferente no time neste sábado

14/5/2016 07:46

O que o torcedor do Palmeiras pode ver de diferente no time neste sábado

Jogadas ensaiadas, movimentação intensa, troca de passes e velocidade são as armas do "carrossel alviverde" na estreia do Brasileirão, contra o Atlético-PR

O que o torcedor do Palmeiras pode ver de diferente no time neste sábado

Cuca conversa com o elenco palmeirense durante treinamento em Atibaia (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



O Palmeiras deve ter em campo neste sábado, contra o Atlético-PR, apenas três mudanças em relação ao time que empatou com o Santos na semifinal do Paulistão, no fim de abril. Mas, na prática, o torcedor que acompanhar a estreia do Verdão no Campeonato Brasileiro pode esperar um time bastante modificado. O jogo na arena alviverde começa às 16h (horário de Brasília), com transmissão do Premiere.



Como previsto, Cuca usou Atibaia para intensificar o contato entre os jogadores, definir uma formação principal e passar a filosofia tática que acredita ser a melhor para a equipe daqui para frente. Depois de duas semanas de trabalhos físicos e técnicos na Academia de Futebol, o treinador aproveitou o período no interior para começar a dar sequência ao time.





Em campo, o Verdão foi escalado no jogo-treino contra o Guarani, na quarta-feira, com: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales, Jean e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Gabriel Jesus e Lucas Barrios, formação que foi repetida no coletivo de quinta.



O paraguaio Barrios, que pediu dispensa da Copa América para ter mais sequência no Verdão, ganhou a vaga de Alecsandro. Na armação, Cleiton Xavier ocupou o lugar deixado por Robinho, negociado com o Cruzeiro. Na direita, o reforço Tchê Tchê ocupou a vaga de Jean, que voltou a ser deslocado para o meio - Gabriel foi para o banco de reservas. Mas a ideia de Cuca é não ter posição fixa nesse novo Palmeiras.



A montagem do novo elenco alviverde partiu da ideia da comissão trabalhar com jogadores que tenham características de desempenhar mais de uma função. Com curingas no grupo, Cuca espera ter um "carrossel" em campo, explorando bastante a versatilidade da equipe.





Jean/Tchê Tchê e Gabriel Jesus/Róger Guedes: inversões podem atrapalhar adversários (Foto: Reprodução)



A movimentação de Tchê Tchê chamou bastante a atenção nos treinamentos. Escalado inicialmente como lateral, o atleta, ex-Audax, tem sido aproveitado como curinga: atuou como volante, meia e apareceu constantemente no ataque, até pela esquerda, revezando com Jean na marcação pelo lado direito.



A ideia de Cuca é ter um time em constante movimentação e com qualidade na saída para o jogo. Ainda em São Paulo, o treinador promoveu atividades em que contava o número de passes trocados, valorizando a posse de bola. Na ligação entre defesa e ataque, volantes e atacantes se apresentaram como opções, e até Fernando Prass teve importância ao ser utilizado com a bola nos pés e também orientando os companheiros.





Sem chutão: Vitor Hugo sai jogando, Gabriel Jesus aproxima para receber (Foto: Reprodução)



A compactação entre os setores sempre foi algo buscado pelo Palmeiras em 2016. A desorganização tática era vista como o grande problema de Marcelo Oliveira, que abusava da ligação direta. Agora, até o chutão foi trabalhado - Egídio foi orientado por Cuca em algumas ocasiões para tentar lançamentos, se aproveitando da movimentação de Gabriel Jesus e Róger Guedes.



Sem Robinho, o Palmeiras aposta em Cleiton Xavier. Recuperado de uma sequência de problemas físicos, o meia, que chegou até a cogitar a aposentadoria, começa o Brasileiro como o cérebro do meio de campo alviverde. Além de exercer a função de armador, dando assistência aos atacantes, o camisa 10 foi recuado por Cuca para buscar o jogo e dar qualidade na saída de bola.





Cleiton Xavier recua para buscar a bola e aposta na movimentação dos atacantes para surpreender (Foto: Reprodução)



No ataque, Barrios tem sido utilizado como referência, servido pelo apoio constante e veloz dos pontas Róger Guedes e Gabriel Jesus. Para permitir infiltração dos volantes, o paraguaio também buscou o jogo pelo meio com objetivo de abrir espaço na defesa adversária - Matheus Sales e Jean marcaram no jogo-treino contra o Guarani, com o paraguaio fora da área.





Cuca e Cuquinha orientam o posicionamento do time durante o treinamento (Foto: Felipe Zito)



As jogadas originadas de bola parada também foram trabalhadas com frequência em Atibaia. Além de buscar um time com uma estatura mais alta, o treinador buscou variações interessantes em cobranças de falta, escanteio e cruzamentos para a área. A ideia é que zagueiros e atacantes busquem triangulações que possam surpreender o adversário.



Após 19 dias sem jogos, o Palmeiras volta a campo neste sábado. Fabricio, por causa de problemas burocráticos, não foi relacionado para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, assim como Dudu, Edu Dracena, Roger Carvalho, Leandro Carvalho e Régis, que se recuperam de problemas físicos.

Veja as informações do Verdão para o jogo contra o Atlético-PR



Quando: sábado, 16h

Onde: Arena do Palmeiras, São Paulo

Time confirmado: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Jean e Matheus Sales; Róger Guedes, Cleiton Xavier e Gabriel Jesus; Lucas Barrios.

Lesionados: Roger Carvalho, Edu Dracena e Leandro Almeida

Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jota Jr e William Machado)

Arbitragem:,/b> Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (todos do RJ, aspirantes à Fifa)


7725 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade