Montagem Vitor Hugo e Thiago MArtins (Foto: Editoria de Arte)
Aos poucos, os erros que vinham sendo repetidos pelo Palmeiras, principalmente na era Marcelo Oliveira, começam a ser superados pelo time de Cuca. Antes ponto crítico e alvo de muitas reclamações, a defesa do Verdão se fortaleceu e começou o Campeonato Brasileiro consolidando boa fase.
Sob o comando da nova comissão técnica, o Palmeiras não sofreu gols nos três jogos que disputou na arena: River Plate, do Uruguai (4 a 0, pela Libertadores), São Bernardo (2 a 0, pelo Paulistão) e Atlético-PR (4 a 0, pelo Brasileirão). Nessas partidas, Vitor Hugo e Thiago Martins formaram a dupla de zaga.
– Uma coisa que melhorou foi a defesa. A compactação do time também, aos poucos estamos conseguindo fazer um belo trabalho. Conhecer melhor os outros jogadores. Ainda não é o ideal, mas estamos trabalhando e buscando – afirmou o meia Cleiton Xavier.
Contratado em março para substituir Marcelo Oliveira, Cuca melhorou a produção palmeirense. Em 12 jogos, conquistou 55,5% dos pontos disputados (seis vitórias, dois empates e quatro derrotas) – o desempenho de Marcelo Oliveira em 2016 foi de 51,28% em 13 partidas (cinco vitórias, cinco empates e três derrotas).
Cuca observa treino do Palmeiras nesta terça-feira (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Após estrear com quatro derrotas consecutivas, Cuca construiu uma invencibilidade que já dura oito partidas. Neste período, a equipe sofreu grande reformulação tática, com mais segurança defensiva e aproximação dos meias. O saldo é positivo, com seis gols sofridos – menos de um por jogo.
Na última terça-feira, em treinamento na Academia de Futebol, o treinador trabalhou movimentação e velocidade na troca de passes. Atento ao posicionamento, o comandante orientou compactação entre os setores, o que pode favorecer a saída de bola e, principalmente, a marcação, evitando assim buracos no sistema defensivo.
O Palmeiras volta aos treinos nesta quarta-feira, quando terá atividade em dois períodos na Academia de Futebol. O próximo duelo da equipe de Cuca no Campeonato Brasileiro será no sábado, contra a Ponte Preta, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
11001 visitas - Fonte: GE