Jean costuma atuar pela lateral direita, mas é livre para trocar de posição com Tchê Tchê (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
O palmeirense Jean teve de se acostumar com uma postura tática diferente após a chegada do técnico Cuca ao time. O jogador, que costuma atuar na lateral direita, deixou de ficar preso a uma mesma função durante todo o jogo e passou a inverter o posicionamento com Tchê Tchê. Ora o atleta atua pelos lados, ora está no meio-campo para ajudar na proteção à zaga.
Segundo Jean, a liberdade dada por Cuca tem facilitado o entrosamento com Tchê Tchê. “O Cuca fala para sentirmos o momento do jogo, porque quem está de fora não consegue ver. Tomamos a liberdade de trocar de lugar em algumas partidas e quando ficamos cansados. A primeira função do lateral é marcar, então eu troco com o Tchê Tchê quando ele está mais desgastado e quer respirar um pouco. São funções que o Cuca nos deixa à vontade para exercer”, explicou.
Tchê Tchê chamou a atenção de Cuca ao atuar em múltiplas funções no Grêmio Osasco Audax, vice-campeão paulista nesse ano. Assim que chegou ao Palmeiras, o versátil atleta se tornou titular e passou a apoiar o ataque na armação das jogadas. Já Jean conta com características mais defensivas, o que levou o treinador a deslocá-lo de vez para a lateral. A ordem, no entanto, é confundir o adversário e alternar o posicionamento sempre que for possível
Apesar de o desenho tático ser recente, Jean acredita que o entrosamento com Tchê Tchê está próximo de se tornar ideal. “Nós já estamos mais ou menos entrosados. A inversão depende da proposta do adversário, é assim que o Cuca trabalha. Ele quer nos entrosar o quanto antes”, disse Jean, antes de brincar com o esquema imprevisível do treinador.
“Às vezes fico surpreso, porque estou mexendo no celular e vejo um jornalista que me colocou como meio-campista. Aí eu penso que ele não está sabendo de nada e que o Cuca soube esconder bem a escalação. É uma surpresa até para mim a forma como jogamos”, concluiu o jogador, arrancando risos na sala de imprensa do Palmeiras.
5064 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva