Índice mostra se os melhores do Brasileiro são realmente os times mais efetivos do torneio

2/7/2016 19:28

Índice mostra se os melhores do Brasileiro são realmente os times mais efetivos do torneio

Índice mostra se os melhores do Brasileiro são realmente os times mais efetivos do torneio

Os times que estão nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro são as melhores equipes do torneio realmente? Ou só eles estão na melhores colocações porque tiveram adversários mais fracos e tiveram a oportunidade de jogar mais em casa?



Diante dessas questões – e também discussões de torcedores – acabei criando um índice que leva em conta mais do que apenas os pontos ganhos.



Foi dado peso às equipes conforme a colocação no torneio. Ou seja, uma vitória sobre o líder da competição tem peso 20, sobre o vice-líder, 19 e assim sucessivamente, até chegar ao peso 1 com o lanterna da competição. Para não acontecer nenhuma distorção, o peso é determinado conforme a colocação no final da rodada - para os resultados aqui apresentado levo em consideração a 12ª rodada.



Assim, por exemplo, os times que venceram o Palmeiras, casos de Cruzeiro, Ponte Preta e São Paulo, somam 60 pontos (3 pela vitória multiplicado por 20 que o índice do Palmeiras). Ou seja, soma mais pontos no índice, quem ganhou das equipes com melhores colocações na tabela. Quando o Palmeiras mudar de posição esse irá mudar – no caso diminuir.



Também para não criar nenhuma distorção, para se obter o número final índice foi criado um fator para vitórias fora de casa e empates conforme o número que eles acontecem no torneio.



Por exemplo, até a 12ª rodada, tivemos 65 triunfos de mandantes, contra 27 de visitantes. Por isso, o valor de uma vitória fora é 2,4 vezes maior do que uma em casa. Há também há um número pelos empates, que segue o mesmo modelo. Esse fator multiplicado pelas vitórias com peso – há uma divisão por 100 - determina o índice.



Assim, chegamos a classificação usando o índice (até o início da 13ª rodada)





O Palmeiras, líder do Brasileiro, mesmo só com uma vitória em casa, fica em primeiro também no índice por somar vitórias contra equipes bem colocadas no torneio. O time teve triunfos contra Corinthians (2º), Grêmio (3º), Flamengo (5º) e Atlético-PR (10º).



Já o Flamengo, 5º na 12ª rodada, fica em 2º na classificação pelo índice graças as suas três vitórias como visitantes, além de uma vitória sobre o Internacional (4º colocado).



Na vice-liderança do Brasileiro, o Corinthians cai para quinto na classificação pelo índice, por conseguir vitórias contra times que estão classificados no torneio, como América-MG, Santa Cruz, Botafogo, Sport, Ponte Preta. A vitória contra uma equipe mais bem colocada do Timão foi contra o Santos, que fechou a 12ª rodada na 6ª colocação.



O índice muda a cada rodada, pois a colocação das equipes muda e as proporções de vitórias e empates também. Prometo ir publicando atualizações durante o campeonato.



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras ganha do Del Valle, garante classificação e tem melhor campanha da Libertadores
- Torcedores formam filas e esgotam ingressos para jogo entre Criciúma e Palmeiras.
- Substituição de Endrick por lesão preocupa Palmeiras durante partida decisiva.





4857 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Independiente Del Valle

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena Barueri
0 X 2
Palmeiras
Atletico Paranaense