Os times que estão nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro são as melhores equipes do torneio realmente? Ou só eles estão na melhores colocações porque tiveram adversários mais fracos e tiveram a oportunidade de jogar mais em casa?
Diante dessas questões – e também discussões de torcedores – acabei criando um índice que leva em conta mais do que apenas os pontos ganhos.
Foi dado peso às equipes conforme a colocação no torneio. Ou seja, uma vitória sobre o líder da competição tem peso 20, sobre o vice-líder, 19 e assim sucessivamente, até chegar ao peso 1 com o lanterna da competição. Para não acontecer nenhuma distorção, o peso é determinado conforme a colocação no final da rodada - para os resultados aqui apresentado levo em consideração a 12ª rodada.
Assim, por exemplo, os times que venceram o Palmeiras, casos de Cruzeiro, Ponte Preta e São Paulo, somam 60 pontos (3 pela vitória multiplicado por 20 que o índice do Palmeiras). Ou seja, soma mais pontos no índice, quem ganhou das equipes com melhores colocações na tabela. Quando o Palmeiras mudar de posição esse irá mudar – no caso diminuir.
Também para não criar nenhuma distorção, para se obter o número final índice foi criado um fator para vitórias fora de casa e empates conforme o número que eles acontecem no torneio.
Por exemplo, até a 12ª rodada, tivemos 65 triunfos de mandantes, contra 27 de visitantes. Por isso, o valor de uma vitória fora é 2,4 vezes maior do que uma em casa. Há também há um número pelos empates, que segue o mesmo modelo. Esse fator multiplicado pelas vitórias com peso – há uma divisão por 100 - determina o índice.
Assim, chegamos a classificação usando o índice (até o início da 13ª rodada)
5259 visitas - Fonte: Globo Esporte