É hora de mudar a história do Palmeiras no Beira-Rio

16/7/2016 15:41

É hora de mudar a história do Palmeiras no Beira-Rio

É hora de mudar a história do Palmeiras no Beira-Rio

No ano passado, Barrios perdeu um pênalti e o jogo pela Copa do Brasil acabou 1 a 1



“Desemprego deve subir em janeiro”. Essa era a manchete da Folha de S.Paulo no dia 7 de dezembro de 1997, domingo, um dia depois da última vitória do Palmeiras sobre o Internacional no Beira-Rio. O presidente era Fernando Henrique Cardoso, ainda em seu primeiro mandato, o dólar custava R$ 1,11 e o jogo mereceu um registro de uma linha na capa do jornal – algo até óbvio num dia em que haveria jogo da Seleção e a partida não valia nada, porque o Palmeiras já estava classificado para decidir aquele Brasileirão contra o Vasco.



O público não chegou a 2 mil testemunhas e o lateral-esquerdo Wagner, que havia chegado em 1994 para ser a “sombra” de Roberto Carlos mas nunca vingou, marcou o gol da vitória num belo chute cruzado. Como o Palmeiras havia garantido a vaga na final durante a semana, ao vencer o Santos por 1 a 0, Felipão só escalou um titular naquele fim de tarde de sábado - Roque Júnior, e como volante, ainda por cima. O time foi: Marcos; Neném, Agnaldo, Júnior Tuchê e Wagner; Roque Júnior, Daniel, Marquinhos e Jorginho Paulista (Thiago Gentil); Eriberto e Cris.







De lá para cá, sabemos como o mundo mudou. O dólar oscilou, passou de 2 reais, beirou os 4, voltou para 2 e pouco e hoje está de novo perto dos 4. O desemprego caiu, mas voltou a subir e a assombrar os brasileiros. Marcos virou santo, Roque é nosso ídolo até hoje (se desconsideramos a triste passagem no segundo semestre de 2008), Thiago Gentil nunca passou de um garoto esforçado, Eriberto fez mais fama por ser gato e se chamar Luciano e dos demais pouco ouvimos falar. Perdemos aquele Brasileiro com dois empates por 0 a 0, mas ganhamos a Copa do Brasil do ano seguinte, a Libertadores de 1999, Felipão ganhou status de Deus, o Palmeiras caiu duas vezes para a Série B, mas ganhou outras duas vezes a Copa do Brasil... e NUNCA MAIS ganhou do Internacional no Gigante do Beira-Rio.



Até o Beira-Rio não é mais o mesmo, aliás: foi reformado para a Copa e perdeu a Coreia, seu setor popular, entre outras modificações que o deixaram com cara de “arena”, para o bem e para o mal. O Inter, que vivia tempos brabos naquela época com o sucesso do Grêmio, ganhou duas vezes a Libertadores, um Mundial contra o Barcelona e virou sinônimo de boa gestão – mas seu eterno favoritismo no Brasileiro, nunca cumprido, já se transformou em piada.



A Porcopedia do amigo Fabio Tatu registra 14 partidas de lá para cá, com incríveis dez derrotas e quatro empates. Nessas partidas, são 26 gols colorados e 12 alviverdes e algumas histórias curiosas: o gol de Dunga ao pé da barreira que salvou o Inter do rebaixamento e tirou o Palmeiras das quartas de final, em 1999; a bicicleta de Rodrigão que de nada adiantou, em 2007; e o gol com a mão de Barcos anulado com ajuda da TV, em 2012.







No ano passado, duas partidas: 1 a 0 para o Inter no Brasileirão e 1 a 1 na ida das quartas de final da Copa do Brasil - jogo em que o Palmeiras fez um ótimo primeiro tempo, mas Barrios perdeu um pênalti; e Rafael Marques, com uma bela testada, garantiu o empate que seria vital para a classificação no Allianz Parque.



Tudo isso, porém, é passado, e o presente que importa é: o Palmeiras precisa vencer o Internacional no domingo para se manter líder do Brasileiro sem depender de outros resultados. O Inter está em crise, há seis jogos sem vencer, com um ponto conquistado nos últimos 18, e terá técnico novo, Paulo Roberto Falcão. Esse Palmeiras de Cuca tem se mostrado capaz de tropeços bobos fora de casa, como na derrota para o péssimo Cruzeiro, mas foi forte o bastante para despachar o Sport, em outro estádio de poucas boas lembranças para nós. Com o retorno de Gabriel Jesus e Róger Guedes, que o Palmeiras volte a ser o Palmeiras vibrante das rodadas anteriores e mande o tabu do Beira-Rio para as cucuias. É hora de mostrar força. É hora, mais do que nunca neste ano, de ser Palmeiras.





VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





23406 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

eu chamei você não né add no grupo pow

grupos do palmeiras que quiser entra chama 4497605176

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA.

INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11946268875

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras