Há 5 anos, Sarah Nikitin entrava para a história do tiro com arco brasileiro

16/7/2016 16:10

Há 5 anos, Sarah Nikitin entrava para a história do tiro com arco brasileiro

Há 5 anos, Sarah Nikitin entrava para a história do tiro com arco brasileiro

Sarah disputará Olimpíada do Rio de Janeiro no próximo mês



O dia 16 de julho de 2011 ficou marcado na história do tiro com arco brasileiro, e a palmeirense Sarah Nikitin foi a protagonista deste capítulo que comemora cinco anos neste sábado. Naquela data, em Maricá (RJ), acontecia a seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. E, na fase de classificação da prova, a arqueira do Verdão tornou-se a primeira mulher do Brasil a romper a barreira dos 1.300 pontos com o arco recurvo, o olímpico. Era algo buscado pelos atletas de ponta, e a palestrina estabeleceu na época o novo recorde nacional com os 1.305 tentos anotados.



Essa etapa classificatória se chamava Round FITA 144 e era um verdadeiro teste de resistência aos arqueiros. Eles tinham que atirar 144 flechas – o dobro do que é feito atualmente – de quatro distâncias do alvo: 70, 60, 50 e 30 metros no feminino e 90, 70, 50 e 30 metros no masculino. A pontuação máxima era 1.440 pontos, e apenas outros dois brasileiros haviam conseguido ultrapassar os sonhados 1.300, Marcos Bortoloto e Daniel Xavier. Esse tipo de disputa deixou de ser feito em 2014.



O momento do marco histórico era muito especial para Sarah Nikitin. Naquele ano, ela havia chegado ao Palmeiras e passou a integrar a equipe da Seleção Brasileira, da qual não saiu mais. Além disso, ela acabava de dar início à preparação aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Exatos cinco anos mais tarde, ela está confirmada para representar o país no maior evento esportivo do mundo, a ser realizado entre os próximos dias 5 e 21 de agosto.



“Foi algo muito bom. Foi meu primeiro grande resultado depois de começar a preparação para a Olimpíada de 2016. Fiquei feliz porque era uma espécie de barreira a ser quebrada mesmo”, lembra Sarah Nikitin, que esteve no Pan de Guadalajara e ainda foi campeã brasileira naquele ano, pelo Verdão.



No Campeonato Mundial de 2013, em Antália, na Turquia, Sarah fez ainda melhor. Quebrou sua própria marca ao estabelecer 1.336 pontos – na época, era o “recorde absoluto” brasileiro, pois superava até a pontuação masculina do arco recurvo. Também no Mundial, a palmeirense foi além: terminou na oitava colocação, o melhor desempenho de uma arqueira brasileira nessa competição.



A atleta do Palmeiras/Raycon nunca deixou o topo da pontuação da categoria, e apenas uma mulher do Brasil conseguiu romper os 1.300 tentos do Round FITA depois dela, sua companheira de Seleção Anne Marcelle. Atualmente, a etapa de classificação das provas outdoor do arco olímpico é feita com 72 disparos a 70 metros de distância. E, com 654 pontos anotados em 2015, a recordista brasileira é uma atleta cujo nome está marcado na história do esporte do país: Sarah Nikitin.



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





3813 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

parabéns

parabensssssss pelo sucessoo Sarah

grupo do palmeiras que quiser entra chamar 4497605176

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras