Palmeiras e Grêmio revivem rivalidade da década de 90 em tira-teima

28/9/2016 13:01

Palmeiras e Grêmio revivem rivalidade da década de 90 em tira-teima

Em quatro confrontos pela competição, cada equipe passou duas vezes em partidas marcadas por polêmicas e muita confusão. Relembre os oito jogos em vídeos

Palmeiras e Grêmio revivem rivalidade da década de 90 em tira-teima

Grêmio x Palmeiras em 1996 foi marcado por polêmica (Foto: Reprodução / CEDOC / RBS TV)



Grêmio e Palmeiras começam nesta quarta-feira uma espécie de tira-teima de duelos pela Copa do Brasil. As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes nos mata-mata da competição, e cada uma passou em duas oportunidades. Mas o jejum do Tricolor é maior. Depois de passar em 1993 e 1995, caiu em 1996 e 2012.



Para colocar mais fogo no confronto, três encontros ocorreram na década de 90, marcada por uma rivalidade histórica entre os dois times, que à época eram considerados os melhores do Brasil. O mais emblemático deles foi em 1996, quando o Palmeiras venceu o primeiro jogo por 3 a 1, no Parque Antártica, e o Grêmio fez 2 a 1 na volta, no Olímpico, com gol legítimo anulado aos 50 minutos do segundo tempo.



Tudo isso sem contar os duelos históricos nas quartas de final da Libertadores de 1995. Na primeira partida, o Grêmio fez 5 a 0 no Palmeiras, em Porto Alegre. Na volta, no Parque Antártica, os tricolores saíram na frente e praticamente carimbaram a vaga. Mas sofreriam cinco gols na sequência dos paulistas, que só não fizeram o sexto por falta de tempo.



– Lembramos do time do Felipão contra o time da Parmalat. Não tem como não lembrar do 5 a 0 aqui e o 5 a 1 lá. Por pouco não perdemos a vaga na semifinal. Teve Copa do Brasil, semifinal do Brasileiro de 1996. E teve 2012, uma semifinal. Grêmio e Palmeiras estão sempre se cruzando, duas grandes equipes. E tomara que a gente consiga fazer nossa história, como o time do Felipão fez na maioria das vezes naquela época – lembrou o goleiro do Grêmio Marcelo Grohe.



Relembre todos os duelos entre os clubes pela Copa do Brasil abaixo:



27/04/1993 - PALMEIRAS 1 X 1 GRÊMIO



A primeira partida válida pelas quartas de final de 1993 ocorreu no Pacaembu. O Palmeiras, de Vanderlei Luxemburgo, saiu na frente aos 24 minutos do primeiro tempo com Edmundo. O Grêmio, de Sérgio Cosme, empatou ainda na primeira etapa, aos 44, com Gilson.



13/05/1993 - GRÊMIO 1 X 1 PALMEIRAS



Na volta, no Olímpico, o zagueiro Tonhão colocou o Verdão na frente com gol de cabeça aos 30 minutos do primeiro tempo. O Grêmio, que já havia desperdiçado um pênalti, empatou no começo do segundo tempo, em nova penalidade, dessa vez convertida por Charles. Com os dois placares iguais, a vaga na semifinal foi disputada nas cobranças alternadas. O goleiro Eduardo Heuser foi o herói da noite ao defender dois chutes do Palmeiras, e o Tricolor venceu por 7 a 6.



11/04/1995 - GRÊMIO 1 X 1 PALMEIRAS



No mesmo ano em que travaram o histórico duelo nas quartas de final da Libertadores, Grêmio e Palmeiras também se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, em Porto Alegre, o Verdão, então treinado por Valdir Espinosa, saiu na frente com gol de Rivaldo aos 38 minutos do primeiro tempo. De pênalti, Dinho empataria aos cinco do segundo.



18/04/1995 - PALMEIRAS 2 X 2 GRÊMIO



A tensão para a disputa na Libertadores, que aconteceria três meses depois, começou no dia 18 de abril de 1995. Precisando vencer em pleno Parque Antártica, o Grêmio abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Goiano e Paulo Nunes. Na sequência, o palmeirense Mancuso foi expulso. O Tricolor entrou na onda da violência e teve três cartões vermelhos antes mesmo do intervalo: Dinho, Arílson e Goiano.



O jogo chegou a ficar parado por oito minutos devido à confusão. Na etapa final, Lozano e Rivaldo marcaram para os donos da casa, mas o empate com dois gols fora classificou os gaúchos.



29/05/1996 - PALMEIRAS 3 X 1 GRÊMIO



Palmeiras e Grêmio se reencontraram um ano depois, já na semifinal da Copa do Brasil. No primeiro jogo, os paulistas venceram por 3 a 1. Rivaldo e Djalminha abriram 2 a 0, Paulo Nunes descontou no início do segundo tempo, mas Müller fez o terceiro.



07/06/1996 - GRÊMIO 2 X 1 PALMEIRAS



O jogo de volta, no Olímpico, é uma das feridas abertas que custam a cicatrizar aos gremistas. Precisando vencer por dois gols de diferença, o Grêmio sofreu o primeiro gol da partida já aos 10 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta de Cláudio que desviou em Luizão. Jardel empatou em seguida ao completar belo passe de Rodrigo Mendes, e Zé Alcino fez o da virada aos 33.



Faltava mais um para levar à decisão por pênaltis. E ele veio aos 49, no último lance, novamente com Jardel. Mas o auxiliar Paulo Jorge Alves viu impedimento do centroavante – a posição era legal. O estádio irrompeu em fúria, e diversos torcedores invadiram o gramado para tentar agredir arbitragem e os jogadores palmeirenses.



13/06/2012 - GRÊMIO 0 X 2 PALMEIRAS



Dessa vez com Vanderlei Luxemburgo no comando do Grêmio e Luiz Felipe Scolari no Palmeiras, levou a melhor quem tinha mais conhecimento do Olímpico. O Verdão venceu a primeira partida com dois gols nos minutos finais e praticamente garantiu a vaga na final da Copa do Brasil. Mazinho, aos 41, e Barcos, aos 45, marcaram os gols.



22/06/2012 - PALMEIRAS 1 X 1 GRÊMIO



No jogo da volta, em Barueri, o Grêmio precisava vencer por três gols de diferença para chegar à decisão. E até saiu na frente com Fernando, aos 21 do segundo tempo. Mas a ilusão tricolor durou apenas seis minutos. Aos 27, Valdívia empatou e frustrou a tentativa gremista de chegar a mais uma final de Copa do Brasil.



GRÊMIO X PALMEIRAS - QUARTAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL



Local:
Arena do Grêmio, em Porto Alegre.



Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília).



Escalação provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Pedro Rocha, Douglas e Luan; Henrique Almeida.



Desfaques: Maicon, Everton, Negueba, Bolaños e Wallace Reis.



Escalação provável do Palmeiras: Jailson; Fabiano (Gabriel), Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto (Egídio); Gabriel (Matheus Sales ou Arouca), Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes (Erik), Dudu e Gabriel Jesus.



Desfalques: Fernando Prass, João Pedro, Jean, Cleiton Xavier, Thiago Santos e Fabricio.



Arbitragem: Claudio Francisco Lima e Silva (SE), auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Ivan Carlos Bohn (PR).



Transmissão: TV Globo para RS (com Gustavo Manhago, Maurício Saraiva e Márcio Chagas) e SporTV (com Milton Leite e Mauricio Noriega).



Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 20h45.



VEJA TAMBÉM
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.
- Palmeiras mantém invencibilidade de seis anos contra o São Paulo no Morumbi





5535 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

3 PAL x Gre 0

Vai passar na Globo hj?

Vai passar na Globo hj?

vai ser hoje ,3x1 verdao fora de casa

vai ser hoje ,3x1 verdao fora de casa

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.

MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras