Conmebol veta dupla classificação

4/10/2016 12:01

Conmebol veta dupla classificação

Medida terá impacto basicamente em três países: Equador, Paraguai e Uruguai, que permitiam que um mesmo clube garantisse vaga nas duas competições continentais

Conmebol veta dupla classificação

Conmebol apresenta nova distribuição de vagas para as competições continentais (Foto: Reprodução)





No pacote de mudanças implementado ao longo dos últimos dias, a Conmebol anunciou mais uma novidade nesta terça-feira: a partir de agora nenhum clube poderá se classificar tanto para a Libertadores quanto para a Sul-Americana no mesmo ano. A medida não terá influência direto no Brasil e causará impacto basicamente em apenas três países filiados à confederação: Equador, Paraguai e Uruguai.



Nesses três países, os critérios de classificação para os torneios continentais davam vaga simultaneamente tanto para a Libertadores como para a Sul-Americana, algo proibido com a medida. Segundo a Conmebol, o propósito da iniciativa é abrir espaço para que outros clubes possam disputar ao menos uma das competições.



Em países como o Brasil, a medida não terá efeito, uma vez que os classificados para a Libertadores já não avançavam para a Sul-Americana. Neste ano, por exemplo, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo pegaram as vagas para a principal competição do continente pelo Brasileirão de 2015, enquanto o Palmeiras avançou com o título da Copa do Brasil. Aqueles que foram para a Sul-Americana passaram por outros critérios.



Apesar da medida, ainda há a possibilidade de um mesmo time disputar as duas competições num mesmo ano. Isso por conta do caráter de "repescagem" da Sul-Americana. Explica-se: com as novas regras da Conmebol, 10 dos 16 clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores - os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos - ganharão um lugar na Sul-Americana a partir de 2017. Além do salto de competidores para 54, a competição será disputada de março a dezembro.



- O objetivo destas reformas é potencializar o futebol sul-americano por meio de uma estratégia integral, que permita gerar e trazer mais valor para seu desenvolvimento. O calendário anual aprovado nos permitirá fomentar a qualidade dos torneios locais de cada país e elevar o nível das competições continentais para serem mais competitivos a nível global - explicou o presidente Alejandro Domínguez na nota oficial.



VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols no Brasileirão
- Verdão escalado para o jogo contra o São Paulo
- ATACANTE EX-PREMIER LEAGUE NO VERDÃO? Palmeiras estuda a contratação de atacante que pertence ao Fulham





4338 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras